Alerj expõe na Câmara de Macaé

A Exposição Itinerante “Alerj – De portas abertas: entre a casa

A Exposição Itinerante “Alerj – De portas abertas: entre a casa é sua” faz sua passagem pela Câmara Municipal de Macaé, onde estará exposta até a próxima quinta-feira, dia 6; de 9h às 17h.

Funcionários da Alerj encontram-se no local, onde acompanham os visitantes pelos painéis, informando-lhes sobre a história do Palácio Tiradentes e os trabalhos do Legislativo estadual. O prédio já foi uma prisão e Tiradentes ficou preso por lá antes de ser enforcado na praça que também leva o seu nome, a Praça Tiradentes, no Centro do Rio. Por isso, a homenagem também se estendeu ao nome do Palácio, inaugurado assim em 1926; e que foi, ainda, Câmara dos Deputados antes da mudança para Brasília.

De acordo com o assessor administrativo da Alerj, Rodrigo Lima de Novaes, os objetivos da exposição são explicar o motivo do nome Palácio Tiradentes, apresentar as comissões (35), serviços, como TV Alerj e site: www.alerj.rj.gov.br e informar os telefones utilizados para fornecer soluções à população e colher denúncias, como o Disque Defesa do Consumidor (0800 282 7060) e o Alô, Alerj (0800 22 00 08). Estes dois, segundo ele, são os números mais utilizados atualmente.

A exposição também visa apresentar o Parlamento Juvenil, formão por estudantes de diversos municípios do estado. “Neste projeto, os estudantes ficam sete dias na Assembléia, onde trabalham temas como se fossem idéias para projetos de lei. As melhores sugestões são levadas aos parlamentares e chegam ao plenário”, informou. No último Parlamento Juvenil, 220 de 600 mil estudantes chegaram ao final do projeto.

Outro propósito é detalhar as principais leis aprovadas, nos últimos anos, pela Alerj. Os destaques foram o passe livre para estudantes e idosos, a redução do recesso parlamentar, o fim do voto secreto (em plenário), o fim do nepotismo e o funcionamento do metrô aos domingos.

A exposição mostra, também, uma série de fotografias do exterior e interior do palácio. Vale a pena conferir. Para agendar visitas de escolas ou grupos ao Palácio Tiradentes, o telefone de contato é (21) 2588-1251.