Apenas o plenário entra em recesso

Aconteceu ontem a última sessão ordinária da Câmara Municipal d

Aconteceu ontem a última sessão ordinária da Câmara Municipal de Macaé antes do recesso de julho. A próxima sessão plenária será na primeira quarta-feira de agosto, dia 1º, às 15h. Em 29 de julho, haverá sessão solene, comemorativa dos 194 anos de emancipação do Município de Macaé. O evento está sendo preparado pela equipe de cerimonial da Câmara e deverá acontecer às 19h, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o Macaé Centro. Os demais trabalhos legislativos não serão interrompidos. Tanto a Secretaria da Câmara, como os gabinetes dos vereadores funcionarão em expediente normal.

O horário das próximas sessões ordinárias foi alterado pelo Projeto de Resolução 06/07, de autoria da mesa diretora, aprovado na última terça-feira, dia 26. Elas serão realizadas de 15h às 17:30h, atendendo a uma antiga reivindicação da imprensa. As próximas reuniões plenárias poderão ser transmitidas pelas rádios locais. O primeiro-secretário, Maxwell Vaz (PT) esclareceu que, apesar de não haver sessões ordinárias durante o mês de julho, os vereadores, assessores e funcionários do Legislativo não interromperão suas atividades. Inclusive ações de comissões especiais parlamentares continuaram acontecendo. Apenas ficam suspensas as reuniões das comissões permanentes de Constituição e Justiça e de Finanças e Orçamento, para parecer obrigatório sobre as matérias, na Sala das Comissões.
Durante o intervalo plenário, algumas reformas acontecerão no prédio da Câmara. Além disso, começará a ser colocado em prática o Projeto de Resolução 05/07, proposto pela Mesa Diretora, de modernização administrativa. Vaz esclareceu que o processo de modernização será feito dentro de um conteúdo programático que abre possibilidade de um diagnóstico de todos os segmentos do Legislativo municipal, garantindo uma forma mais eficaz de desenvolver os trabalhos.

Um grupo de vereadores chegou a discutir ontem, após a sessão, formas de dinamizar a cerimônia de entrega de honrarias pela Câmara, durante a sessão solene comemorativa do aniversário da cidade. Nela serão congratuladas autoridades políticas como o senador Marcelo Crivella (PRB), deputados e secretários de governo, além de cidadãos de reconhecido mérito. A atriz Dercy Gonçalves é uma das convidadas a receber Título de Cidadania Macaense na ocasião. Ontem, não houve vereadores inscritos para o grande expediente e número regimental para aprovação de matérias.