Após Tribuna Cidadã, Câmara solicita relatório da Saúde

Vereadores querem acompanhar o caso de perto

Na semana passada, a pastora Gerusa Melo se inscreveu e participou da Tribuna Cidadã para relatar a perda do seu filho. De acordo com a cidadã, o adolescente faleceu após sucessivos erros, além da deficiência estrutural e humana na saúde de Macaé. Por isso, a Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, o Requerimento 096/2016, solicitando histórico do caso, durante sessão desta quarta-feira (2).

A matéria é de autoria de Maxwell Vaz (SD), que declarou aguardar as explicações para que o Legislativo possa se posicionar de maneira objetiva. Durante o debate, o vereador optou em usar todo o seu tempo para reproduzir o discurso feito pela mãe do adolescente.

Como o vídeo era extenso e o Regimento Interno estabelece cinco minutos para debate de cada parlamentar, o vereador contou com a colaboração de Amaro Luiz e Igor Sardinha, ambos do PRB. Eles cederam seus tempos para que a exibição fosse concluída.

“É importante que o caso seja investigado, mas acredito que a melhor alternativa seja acionar o Conselho Regional de Medicina (Cremerj), órgão competente da categoria. Espero que esta fatalidade não seja utilizada para viés político. Vamos aguardar o resultado da sindicância”, enfatizou o presidente da Câmara, Eduardo Cardoso (PPS).

Na semana que vem, Igor e Amaro prometem divulgar relatório sobre a saúde pública local. Os vereadores afirmaram ter percorrido todas as unidades de atendimento, levantando problemas e necessidades, que vão desde materiais básicos até a falta de profissionais da área.

Renata Paes defende instalação de Nuamc na Região Serrana

Durante a sessão, os vereadores ainda aprovaram, por unanimidade, o Requerimento 048/2016, assinado por Renata Paes (PV). A vereadora defende a instalação de um Núcleo de Atenção à Mulher e à Criança (Nuamc) no Córrego do Ouro, com a mesma estrutura que existe no bairro Aroeira, com objetivo de melhorar as condições de atendimento da população dos distritos da Região Serrana. A proposição será encaminhada ao prefeito.

Jornalista: Júnior Barbosa