Aprovada lei que regulamenta cavalgadas em Macaé

Proposta foi aprovada por unanimidade

O Projeto de Lei (PL) 131/2016, aprovado por unanimidade nesta terça-feira (13) pela Câmara Municipal de Macaé, regulamenta as cavalgadas no município. O PL havia sido apresentado em sessão anterior por Nilton César Moreira (PROS), o Cesinha, e foi reapresentado após aprovação de emenda de Renata Thomaz (PSC). A vereadora propôs o aumento da distância máxima permitida de 5 para 40 quilômetros.

Com a mudança, foram viabilizadas cavalgadas de diversas localidades que excediam a 5 quilômetros. “Também retiramos o intervalo de duas horas que a versão original previa, pois foi constatado que acabava resultando num percurso mais demorado e mais desgastante para os animais”, disse Cesinha. Segundo ele, o projeto vai contribuir para que os cavalos não sofram maus-tratos.

O PL ainda proíbe a participação de crianças com menos de 8 anos, a não ser “em charretes, devidamente acompanhadas dos pais e/ou responsáveis”, e o consumo de bebidas alcóolicas. E torna obrigatória a disponibilização de ambulância, profissional apto a realizar os primeiros socorros, veterinário e ferreiro, entre outras medidas.

Jornalista: Marcello Riella Benites