Aprovado projeto para criação de salão de beleza popular

Foto:Ivana Gravina

O vereador Paulo Antunes propôs a criação do Salão de Beleza Popular Social, com atendimento gratuito.

Foi aprovado na sessão desta quarta-feira (8), na Câmara Municipal de Macaé, o Projeto de Lei (PL) 028/2018, que cria o Salão de Beleza Popular Social com atendimento gratuito. A autoria é de Paulo Antunes (MDB).

“É um projeto de grande alcance, sobretudo na retomada de contratações da Petrobras e outras empresas off-shore. Os desempregados precisam apresentar boa aparência em entrevistas para tentar uma vaga no mercado”, justificou o autor. Segundo Antunes, os serviços serão restritos ao necessário para uma melhor apresentação dos candidatos a empregos.

Ele também esclareceu que, a fim de evitar despesas para o município, o que geraria impedimento por inconstitucionalidade à proposição, os funcionários do salão seriam professores e alunos do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), da Secretaria de Educação.

Maxwell Vaz (SD) comprometeu-se a votar favoravelmente, mas advertiu que o PL também poderia ser vetado pelo Executivo por gerar atribuições para a administração municipal. “Peço ao vereador, caso o prefeito vete o projeto, o compromisso de derrubar o veto”. Paulo Antunes concordou.

O parlamentar do Solidariedade ainda lembrou que, ao requisitar alunos do Cetep, o salão dará possibilidade de estágio aos aprendizes. Valdemir da Silva Souza (PHS), o Val Barbeiro, também discursou em apoio. “Eu sei bem dessa necessidade. Na minha barbearia muitas vezes ‘pendurei’ cortes de cabelo para pessoas sem emprego que iam tentar conseguir uma vaga”.

A votação foi a primeira feita por meio do sistema de painel eletrônico. Houve, também pela primeira vez, o registro da presença dos vereadores pelo sistema. O painel começou a funcionar na terça-feira (7), porém, apenas com o registro do tempo dos discursos dos parlamentares no Grande Expediente.

O PL 028/2018 segue agora para avaliação do prefeito e entrará em vigor se for sancionado. Caso seja vetado, voltará à Câmara para aprovação ou derrubada do veto.

Jornalista: Marcello Riella Benites