Aprovado projeto que cria o Dia Municipal do Trabalhador Offshore

Projeto foi assinado por dois vereadores

O Projeto de Lei (PL) 194/2016, que estabelece a segunda sexta-feira de agosto como o Dia Municipal do Trabalhador Offshore, foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Macaé nesta terça-feira (29). O PL é de autoria de Amaro Luiz (PRB) e Chico Machado (PDT). “É mais do que válida a homenagem aos profissionais que alavancaram a economia de nossa cidade”, disse Amaro, que é presidente do Sindicato dos Trabalhadores Offshore do Brasil (Sinditob).

 

Marcel Silvano (PT) discursou favoravelmente: “Muito acertada a proposta de um dia para refletir sobre a segurança, a saúde e os direitos desses trabalhadores”. O petista lamentou ainda pelos funcionários demitidos por uma empresa ligada à Petrobras que, segundo ele, não estão tendo seus direitos respeitados.

 

Maxwell Vaz (SD), ex-petroleiro, também elogiou a iniciativa do PL. “Sei bem os riscos que o trabalho offshore comporta. Sugiro que todos assistam ao filme  ‘Horizonte Profundo – Desastre no Golfo’, que retrata um acidente numa plataforma de exploração de petróleo.”

 

Amaro lembrou que já existe o feriado, por acordo com os representantes patronais, mas faltava o reconhecimento municipal. Afirmou ainda que a data contemplará todos os trabalhadores, mesmo os atuantes em terra, de qualquer empresa que tenha atividades offshore. “Sinto-me honrado em ser coautor desse projeto, do qual já falei quando foi apresentado para a primeira discussão”, concluiu Chico Machado.

 

 

Jornalista: Marcello Riella Benites

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.