Arquivo da Câmara muda de sede



Enquanto corria o recesso parlamentar, a Comissão de Restauração do A

Enquanto corria o recesso parlamentar, a Comissão de Restauração do Arquivo da Câmara, bem como a equipe empenhada na restauração dos arquivos, fizeram uma mudança que beneficiará o patrimônio cultural e a população de Macaé. No fim de janeiro, eles mudaram o arquivo da Casa – que funcionava no último andar do prédio do Gabinete dos Vereadores – para o prédio onde funciona a Sala de Comissões, na Rua Velho Campo, 700.

A inauguração do arquivo, já restaurado, será em abril. A partir de então, o público poderá marcar consultas e as escolas, públicas e privadas, poderão agendar visitas para pesquisar dados no arquivo. O conteúdo é de importância histórica, com documentos, ofícios e cartas que datam desde o século XIX. O documento mais antigo é um livro de ata de 1840.

A Comissão de Restauração do Arquivo da Câmara tem ajudado a preservar a memória do município. Fazem parte dela, a presidente, Marilena Garcia (PT), e os vereadores, Jorge de Jesus (PRB) e João Sérgio de Lima (PMDB); além dos funcionários Francisco de Paula (saída e entrada de material), Manoel Olive (saída e entrada de material), Alexandre Jardim (chefe do arquivo), Hélio Rodrigues e a prestadora de serviços, Cléris Renata, e equipe.

Na última quarta, dia 20, Marilena Garcia e Jorge de Jesus, visitaram a nova sede, onde puderam conferir o trabalho de limpeza e restauração que tem sido feito, também, com o auxílio de três estudantes, tanto da rede pública quanto da particular. “Hoje podemos dizer que o arquivo da Câmara tem uma equipe de funcionários e estagiários”, orgulhou-se Marilena.

“Essa conquista veio através de um Projeto de Resolução, de minha autoria, feito há cerca de um ano e meio, para recuperar o patrimônio cultural da Câmara. Nesse tempo formou-se a equipe e já temos resultados concretos”, afirmou a vereadora.

Deixe uma resposta

Libras
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Macaé pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support