Audiência do Plano Diretor aborda meio ambiente



Terceira audiência acontecerá na próxima terça (8)

A Câmara Municipal de Macaé sediou, na noite desta quinta-feira (3), a segunda audiência pública sobre o Plano Diretor, que definirá as políticas urbanas da cidade para os próximos dez anos. O tema tratado foi “Meio Ambiente”. O evento, presidido pelo vereador Welberth Rezende (PPS), teve também a condução da secretária adjunta de Gestão Estratégica, Gisele Muniz Moreira dos Santos, e do gerente do Plano Diretor, Glauro Franco.

 

“Quero comemorar a maior presença de participantes com relação à primeira audiência, o que mostra que o movimento ambiental em Macaé está mais articulado”, disse a bióloga Dominick Werneck, membro do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Ela também enfatizou a importância da educação ambiental prevista no Plano Diretor.

 

Realizada após câmaras temáticas com maior participação popular, a audiência foi marcada por discussões técnicas e redacionais sobre o texto do plano. Envolveu, portanto, principalmente, especialistas de órgãos públicos e representantes de entidades interessadas no tema. Definições acerca da linguagem jurídica contaram com a contribuição de Rodrigo Peçanha, procurador de Assuntos Urbanísticos e Ambientais do município.

 

Situações da Região Serrana tomaram a maior parte do tempo.  A preservação das áreas verdes e nascentes de água, bem como o uso sustentável, econômico, inclusive, considerando as necessidades da população local, foram as maiores preocupações dos participantes.

 

Cargas perigosas em horário de rush

 

Com relação a todo o município, foram discutidos temas como a arborização de locais públicos e a circulação de cargas perigosas – tóxicas ou de grandes proporções. Também veículos acima do padrão de largura e comprimento foram considerados. “Conforme o tipo de carga e o tamanho, uma carreta trafegando em horário de rush pode significar até perigo de morte para as pessoas”, disse o comandante da Guarda Ambiental, Madson Nazareno.

 

Estava prevista, ainda, a discussão do tema “Saneamento Básico”, que não ocorreu, devido à definição de que as discussões deviam terminar às 21h. “Como as audiências devem ser aprovadas pelo plenário da Câmara, a data para a discussão do saneamento será fixada numa sessão ordinária da Casa”, explicou Welberth. A primeira audiência do Plano Diretor, na terça-feira (1), havia sido sobre “Habitação e Gestão Democrática”. A próxima, marcada para terça-feira (8), será sobre “Desenvolvimento Sociocultural”, a partir das 18h.

 

 

Jornalista: Marcello Riella Benites

Deixe uma resposta

Libras
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Macaé pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support