Audiência pública discutirá instalação de hidrelétrica na Região Serrana

Encontro acontecerá a partir das 18h

Na próxima segunda-feira (7), a partir das 18h, a Câmara Municipal realizará uma audiência pública para discutir a possível instalação de uma PCH (Pequena Central Hidrelétrica), no encontro entre os rios Macaé e Sana. A solicitação partiu do vereador Igor Sardinha (PRB), com requerimento aprovado por unanimidade, atendendo às reivindicações de moradores da Região Serrana.

“É fundamental que façamos a discussão dos impactos que esse empreendimento pode trazer ao nosso município, tanto do ponto de vista ambiental quanto econômico”, afirmou Igor. Para a audiência, foram convidados os representantes da prefeitura, da empresa Ipar, vencedora da licitação, e do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Macaé e das Ostras (CBH-Macaé), além dos órgãos ambientais competentes.

De acordo com informações divulgadas por Igor, um consórcio venceu a licitação para construir três PCHs, em Casimiro de Abreu, Rio Bonito e Macaé. Após alguns estudos alertarem para o baixo potencial hidrelétrico, apenas o projeto de construção no Sana foi mantido. “Além dos impactos ambientais, uma hidrelétrica afetaria a vida da população, principalmente a dos moradores do distrito”, alertou o autor do requerimento.

Jornalista: Júnior Barbosa