Audiência Pública motiva protestos contra ciclovia na Teixeira de Gouveia



Ato aconteceu na noite desta quarta (29)

Uma manifestação contra a ciclovia na Rua Teixeira de Gouveia foi marcada para as 16h do dia 4 de abril. O protesto será no cruzamento da via com a Rua Silva Jardim e foi decidido em audiência pública realizada na noite desta quarta-feira (29), na Câmara Municipal de Macaé.

 

A audiência foi solicitada e presidida pelo vereador Maxwell Vaz (SDD), com o objetivo de debater a transformação da faixa de estacionamento da rua em ciclovia, no trecho que compreende a Praça Washington Luiz e Igreja Nossa Senhora de Fátima. Segundo empresários, o comércio foi afetado com a falta de vagas para veículos. O ato ainda contou com a participação dos parlamentares Val Barbeiro (PHS) e Luiz Fernando Pessanha (PTdoB), além do ex-vereador Igor Sardinha.

 

“Apoiaremos as propostas e até as ações judiciais para retirar a ciclovia dali”, disse Maxwell. Ele reforçou que a audiência foi motivada por um abaixo-assinado com mais de 1,2 mil assinaturas de pessoas ligadas ao comércio e contrárias à ciclovia.

 

“Dos 20 mil comerciários de Macaé, 8 mil já foram demitidos devido à queda das vendas. Os que não perderam o emprego estão ganhando o piso, que é pouco mais de R$ 1.000, enquanto no passado ganhavam, com as comissões, até R$ 3.500”, disse a presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Macaé e Região, Mariá de Azevedo Silva. Segundo ela, a ciclovia contribui fortemente com a crise do comércio.

 

“Eu tinha 20 funcionários. Precisei demitir cinco e talvez demita mais cinco”, exemplificou a comerciante Cicianne Padilha. Mariá acrescentou ainda que o Clube dos Diretores Lojistas (CDL), a Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim) e o Sindicato Patronal estão omissos no caso.

 

“Lamento a ausência de representantes do governo para debater conosco”, ressaltou Igor. Outras propostas de iniciativas foram: confecção de adesivos e faixas de protesto, colocação de listas de abaixo-assinados em pontos estratégicos, visita a uma rádio local e divulgação nas redes sociais.

 

Igor também propôs a criação de uma comissão de vereadores para estudar o caso e produzir um documento que possa embasar ações judiciais.

 

 

 

Jornalista: Marcello Riella Benites

 

Deixe uma resposta

Libras
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Macaé pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support