Avanço do mar preocupa vereador

O vereador Luiz Fernando Pessanha (sem partido) acompanhou o prefeito Riverton Mussi (*PMDB) em vistoria aos pontos da orla atingidos, no último final de semana, pela ressaca do mar. Ele disse que cobrará agilidade do Executivo na implementação de ações que visem atender aos moradores dos bairros mais atingidos. Com o início dos trabalhos plenários, o vereador pretende defender matérias apresentadas por ele no primeiro semestre como: melhoria do fornecimento de água, criação de estacionamento no Centro da cidade e de uma arena cultural.

Luiz Fernando disse estar preocupado com o avanço do mar, que atingiu a orla da Praia Campista, chegando a levar parte da calçada.  A ressaca também gerou alerta para os Bairros Barra de Macaé e Fronteira.  O vereador ressaltou que, a partir de agosto, intensificará sua atenção a esse problema. “Vou cobrar também soluções para o precário serviço prestado pela Cedae ao Município, que está muito a cavalheiro diante de quadro tão crítico”, disse.

Ele alerta que os cidadãos são obrigados a fazer ligações clandestinas, o que pode acarretar o consumo de água contaminada. Por isso avalia o problema como de saúde pública. Luiz Fernando considera que o município deva tomar medidas judiciais contra a Companhia Estadual de Água e Esgoto-Cedae. “Vou percorrer a cidade inteira registrando esse problema”, disse. O vice-lider do governo informou que defenderá também sua Indicação 221/07, de 27 de março, que dispõe da realização de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, para a construção ou reforma do prédio da Fundação Educacional de Macaé-Funemac em edifício-garagem.

Ele justifica a escolha do local por abranger as ruas Teixeira de Gouveia e Visconde de Quissamã.  “Um estacionamento no Centro da cidade viria a atender a demanda do congestionamento e ao caos, devido à falta de vagas. A Prefeitura entraria com o terreno e o empresário com a obra”, explicou. Ele considerou que com a inauguração da Cidade Universitária, o prédio da Funemac seria mais bem utilizado para esse fim. O vereador também defenderá criação de uma arena cultural no prédio do antigo Hotel Ouro Negro, onde funcionarão setores da administração pública.