Bolsa-atleta será tema de audiência pública

Ato será realizado no dia 20 de abril

Após debates nas últimas semanas, o Bolsa-atleta será tema de uma audiência pública na Câmara Municipal de Macaé. A realização do evento foi aprovada por unanimidade dos presentes na sessão desta quarta-feira (22). De acordo com o vereador Marvel Maillet (Rede), autor da solicitação, o programa está paralisado desde o ano passado e ainda apresenta pendências de 2015. O ato acontecerá no dia 20 de abril, a partir das 19h.

“Um atleta de canoagem que mora na Região Serrana teve a chance de disputar uma vaga para as olimpíadas, mas ficou sem recursos para se inscrever nas seletivas finais. Perdemos a oportunidade de levar o nome de Macaé para o mundo por falta de apoio do poder público”, lamentou Marvel.

Em vigor desde 2006, a lei contempla exclusivamente atletas que moram e treinam na cidade por pelo menos dois anos seguidos. Uma das contrapartidas é representar Macaé em competições oficiais.

Maxwell Vaz (SDD), vereador que participou da elaboração da lei que criou o Bolsa-atleta, também ressaltou a importância da audiência. Os vereadores defendem o retorno do programa, mas com maior transparência nos processos seletivos e com a participação dos atletas beneficiados em atividades sociais desenvolvidas pelo governo.

“Inúmeras questões sobre o tema são levantadas com frequência. A queda dos investimentos no esporte é um problema nacional e que gera perdas, principalmente, na inclusão social. A audiência também será a oportunidade de darmos voz aos atletas macaenses”, concluiu Marcel Silvano (PT).

Jornalista: Júnior Barbosa