Câmara aprova assinatura digital para projetos de participação popular



Iniciativa, agora, seguirá para apreciação do prefeito

Como forma de aumentar e fortalecer projetos de iniciativa popular, a Câmara de Macaé aprovou, na sessão desta quarta-feira (11), uma emenda à Lei Orgânica do município que permitirá que os projetos de lei de iniciativa popular possam ser feitos por meio de assinaturas digitais, ampliando a participação da sociedade no governo. A proposição é de autoria de Marcel Silvano (PT) e foi aprovada por unanimidade.

 

“Hoje, um projeto de iniciativa popular só pode ser protocolado se tiver a assinatura física de, no mínimo, 5% dos eleitores da cidade. Nossa proposta visa modernizar e agilizar o processo, assim como diversos municípios já fazem. É possível utilizar a internet como instrumento de mobilização social”, defendeu Marcel.

 

Igor Sardinha (PRB) enalteceu o projeto. “Esta Casa tem avançado em diversos aspectos, seja com a Câmara Itinerante, Tribuna Cidadã ou a Ouvidoria, por exemplo. Todas as iniciativas que ampliam as possibilidades de ação dos moradores são louváveis. Por isso, voto a favor”, disse.

 

O presidente Eduardo Cardoso (PPS) questionou Marcel acerca dos meios de controle das assinaturas antes de decidir o voto. “Há sistemas próprios que conferem e validam as assinaturas, evitando dados errados ou duplicados”, acrescentou o petista. Maxwell Vaz (SD) reiterou a fala de Marcel, momentos antes de a emenda receber voto favorável de todos os vereadores presentes.

 

 

 

 

Jornalista: Júnior Barbosa

Deixe uma resposta

Libras
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Macaé pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support