Câmara aprova inclusão da Reforma Protestante no calendário municipal

Proposta é do vereador Val Barbeiro (PHS)

A proposta de incluir a Reforma Protestante no calendário oficial de Macaé foi aprovada na sessão desta terça-feira (4), na Câmara Municipal de Macaé. O projeto de lei é de autoria do vereador Valdemir de Souza (PHS), o Val Barbeiro, e contou com 11 votos favoráveis e uma abstenção, do vereador Marcel Silvano (PT).

 

De acordo com o autor do projeto, a ideia é lembrar o papel de Martin Lutero na divulgação da bíblia e resgatar esse momento histórico, celebrado no dia 31 de outubro.

 

Marcel acrescentou que este ano serão comemorados os 500 anos da Reforma Protestante, um marco histórico muito relevante na história da humanidade. “Contudo, me preocupa que a iniciativa crie segregações e acentue ainda mais o extremismo religioso”, justificou.

 

Em razão dos 500 anos da Reforma Protestante, o petista sugeriu que a proposta seja trabalhada com maior destaque nas escolas, apresentações culturais e eventos de forma geral este ano. “Mas não estou certo em incluir no calendário anual, pois muitos eventos aprovados aqui caem no esquecimento por falta de ações do Executivo”.

 

Os parlamentares Maxwell Vaz (SDD), Luiz Fernando Pessanha (PT do B) e Júlio César de Barros (PMDB), o Julinho do Aeroporto, defenderam a proposição como uma iniciativa válida para fomentar a reflexão e promover a união de cristãos de diversas religiões.

 

 

Jornalista: Adriana Corrêa

Últimas Notícias

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.