Câmara aprova projeto do Fundo Municipal



A Câmara aprovou o projeto de lei, E-46/2007, proveniente do chefe do poder executiv

A Câmara aprovou o projeto de lei, E-46/2007, proveniente do chefe do poder executivo; que reestrutura o Fundo Municipal de Assistência Social e dá outras providências. O presidente da Casa, Eduardo Cardoso (PPS), declarou que espera que o secretário municipal especial de Desenvolvimento Social e Humano, Jorge Tavares Siqueira, pague de imediato as instituições com as quais está em dívida. De acordo com o presidente, há entidades que estão sem receber desde a primeira parcela de janeiro. “A matéria voltou à Câmara em setembro e o secretário culpou a Câmara pelo não pagamento”, criticou, dizendo que agora não há mais desculpas.

A votação do projeto foi nominal. A aprovação foi por unanimidade, por nove votos a favor e nenhum contra, em primeira e segunda votação; e contou com os votos dos seguintes vereadores: Eduardo Cardoso, Maxwell Vaz (PT), João Sérgio de Lima (PMDB), Jorge de Jesus (PRB), Marilena Garcia (PT), Maria Helena Salles (PSDB), Paulo Antunes (PMDB), Pedro Reis Pereira (PSDB) e José Carlos Crespo (PTN).

Primeiramente, foram votadas as emendas ao projeto, para, em seguida, ser realizada a votação do projeto já emendado. O parecer das emendas foi dado pelas comissões permanentes de Constituição, Justiça e Redação e Garantias Fundamentais, formada pelo presidente, Maxwell Souto Vaz, pelo relator, Luiz Fernando Borba Pessanha (PMDB), pelo titular, João Sérgio de Lima, e pelo suplente, Paulo Roberto Paes de Oliveira (PSDB); e pela de Finanças, Orçamento, Planejamento e Tributação, composta pelo presidente, Paulo Fernando Martins Antunes (PMDB), pelo relator, Jorge de Jesus da Silva (PRB), pela titular, Maria Helena de Siqueira Salles (PSDB) e pelo suplente, George Coutinho Jardim (PMDB).

Eduardo Cardoso garantiu que o trabalho das comissões sobre o projeto foi árduo. Na explicação de voto, o vereador, José Carlos Crespo, disse que seu voto foi atribuído pela confiança no trabalho das comissões.

As emendas votadas e modificadas no projeto foram: emenda modificativa ao artigo 11 do projeto de lei, emenda modificativa do inciso dois; parágrafo segundo, do artigo nove; emenda modificativa do inciso 16, do artigo terceiro; emenda modificativa do artigo primeiro, parágrafo segundo; emenda supressiva ao artigo primeiro, do inciso primeiro, do artigo quarto do projeto de lei. Como há, entre elas, a criação de um cargo, o de gestor do fundo, o presidente da Casa determinou votação nominal. As emendas foram aprovadas em bloco, pelos nove vereadores presentes.

A vereadora, Maria Helena Salles (PSDB), solicitou, anteriormente, a leitura das emendas, que foi feita pelo vereador e primeiro-secretário da Câmara, Maxwell Vaz.

A emenda modificativa ao artigo 11 do projeto de lei diz respeito à transferência dos recursos do fundo que poderão ser feitos através de convênios, contratos e parcerias, dentro da legislação vigente; a emenda modificativa do inciso dois; parágrafo segundo, do artigo nove pontua a prévia autorização do prefeito; a emenda modificativa do inciso 16, do artigo terceiro altera o inciso 16 do artigo terceiro, que passa a ter a seguinte redação: “firmar convênio, contrato e outras parcerias permitidas em lei com a anuência da Câmara Municipal de Macaé”; emenda modificativa do artigo primeiro, parágrafo segundo: “o Fundo Municipal de Assistência Social fica vinculado ao Gabinete do prefeito e o gestor do fundo passa a ser nomeado pelo prefeito, que definirá prioridades, custeios e financiamentos e ordenará despesas”; e a emenda supressiva ao artigo primeiro, do inciso primeiro, do artigo quarto do projeto de lei suprime tal parágrafo.

CLIQUE AQUI E VEJA A FALA DOS VEREADORES INSCRITOS NO GRANDE EXPEDIENTE.

Deixe uma resposta

Libras
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Macaé pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support