Câmara de Macaé entre as mais transparentes do estado

Relatório do TCE-RJ apontou o Portal da Transparência do Legislativo macaense como um dos poucos a obter nota avançada

Uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) classificou o portal da transparência da Câmara Municipal de Macaé (CMM) como um dos 11% que alcançaram o nível avançado no Norte Fluminense. O monitoramento foi feito em 2018 e avaliou 91 municípios do Rio de Janeiro com relação ao cumprimento da legislação no quesito transparência e acesso à informação.
Os portais da transparência do legislativo nas demais cidades foram classificados como intermediários (66,6%) e incipientes (22%). Conforme informa o próprio relatório do TCE-RJ, “o objetivo desse diagnóstico é verificar o pleno atendimento às legislações e fazer uma avaliação por região.”
A partir deste resultado, o TCE faz recomendações de melhorias para que a Lei da Transparência (131/2009), a Lei de Responsabilidade Fiscal (101/2000) e a Lei de Acesso à Informação (12.527/2011) sejam integralmente cumpridas.
No caso da CMM, os ajustes começaram em 2018. De acordo com o diretor-geral da Câmara, Gabriel Peçanha, 80% das recomendações feitas pelo TCE-RJ já foram cumpridas. “Até o final de fevereiro, chegaremos aos 100%. Trabalhamos com o objetivo de atingir o nível de excelência no próximo relatório”, frisou.
Embora o resultado da auditoria tenha sido positivo, o presidente da CMM, Eduardo Cardoso (PPS), quer melhorar ainda mais a transparência da instituição. “A nossa meta é ter o melhor portal do estado. Queremos que a população esteja mais próxima e que colabore de forma ativa com o Legislativo. O cidadão, sempre que achar necessário, tem a total liberdade de nos contatar para tirar dúvidas e apresentar questionamentos”, disse.
Segundo informações do TCE-RJ, um novo monitoramento está previsto para 2019. Contudo, a data não é divulgada previamente para os avaliados, que devem estar prontos para uma nova auditoria a qualquer momento.
O portal
O cidadão interessado em consultar os processos do legislativo macaense pode acessar todo o conteúdo do Portal da Transparência pelo link: https://www.cmmacae.rj.gov.br/transparencia. Na página, estão disponíveis os dados financeiros e administrativos, como o Quadro do Detalhamento de Despesa (QDD), a execução orçamentária, a estrutura, remuneração de pessoal e legislação.
Mais conteúdo
Para quem não pode estar presente nas sessões e audiências públicas, é possível acompanhar as transmissões de duas formas: no site oficial (https://www.cmmacae.rj.gov.br) ou pelo canal TV Câmara – Macaé, no Youtube. Posteriormente, todo o conteúdo é disponibilizado na galeria de vídeos.
Na página, o leitor pode conhecer os projetos apresentados pelos vereadores e, se desejar, entrar em contato direto com os gabinetes para enviar sugestões, propostas, elogios ou críticas. O Legislativo também conta com o serviço de ouvidoria, que pode ser acionado on-line ou pelo telefone 0800-0242772 (gratuito).
Além das notícias e da agenda de eventos, é possível ter acesso às atas oficiais em formato digital e ficar por dentro dos programas institucionais, entre outros.
Acessibilidade
Já está em fase de implantação uma ferramenta que disponibilizará a conversão dos textos em linguagem de sinais para os usuários que navegarem no site da CMM. Hoje, o portal já conta com botões de acessibilidade para quem tem deficiência na visão.

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.