Câmara debate o combate à febre amarela



Requerimento foi aprovado por unanimidade

Um requerimento do parlamentar Valdemir Souza (PHS), o Val Barbeiro, sobre as providências que estão sendo tomadas pelo governo municipal no combate à febre amarela, motivou um debate na sessão ordinária desta terça-feira (14). O pedido de informações foi aprovado na Câmara Municipal de Macaé.

 

De acordo com Val Barbeiro, a proposição protocolada na semana anterior já foi atendida pelo prefeito de Macaé, Aluízio Santos Jr. (PMDB), que anunciou a aquisição de 20 mil doses da vacina de Febre Amarela para o município e a doação de 5 mil doses para Casimiro de Abreu. “Tivemos vários casos da doença registrados na região e uma morte em Casimiro de Abreu”, esclareceu o vereador, que afirmou ter tido o seu requerimento contemplado.

 

Contudo, Marcel Silvano (PT) relatou ter recebido reclamações de diversos cidadãos que buscaram a vacina na rede pública de Macaé e não a encontraram. Segundo ele, moradores que viajam para áreas endêmicas sem vacina podem retornar com a doença e ajudar a disseminá-la na cidade. “É um grande risco para todos. Por isso me espanta que o prefeito doe vacina para o município vizinho e deixe a população de Macaé sem assistência”.

 

Silvano explicou,ainda, que é favorável ao auxílio a outros municípiosdesde que os macaenses não fiquem sem a vacina.

 

O parlamentar Márcio Bittencourt (PMDB)confirmou que, até a semana passada, não havia vacina da febre amarela na Casa da Vacina e defendeuocombate ao Aedes aegypti como a melhor maneira de prevenir a doença. “Precisamos nos manter vigilantes, pois 90% dos focos do mosquito, que transmite a febre amarela, a dengue, a Zika e a Chicungunya, estão nas residências”, alertou.

 

 

 

Jornalista: Adriana Corrêa

Deixe uma resposta

Libras
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Macaé pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support