Câmara defende políticas de proteção ao idoso

Foto:Ivana Gravina

Dois PLs do vereador Julinho do Aeroporto foram aprovados por unanimidade.

Com a proposta de promover políticas preventivas e de conscientização sobre a terceira idade, a Câmara Municipal de Macaé aprovou dois projetos de lei (PLs), na sessão desta terça-feira (6). As iniciativas partiram do vereador Júlio César de Barros (MDB), o Julinho do Aeroporto, e receberam votos favoráveis de todos os parlamentares presentes. Caberá ao Executivo sancionar ou vetar as leis.

O primeiro PL aprovado foi o 034/2018, estabelecendo junho como o mês oficial para a realização de ações no calendário oficial da cidade. Neste período, os órgãos públicos competentes deverão seguir as diretrizes da Política Nacional do Idoso para o desenvolvimento de atividades. “A nossa intenção é alinhar Macaé com a campanha Junho Violeta, que visa enfrentar os recorrentes casos de violência contra a pessoa idosa na sociedade”, disse Julinho.

Na sequência, os vereadores aprovaram o PL 038/2018 que cria o Dia Municipal do Idoso, a ser comemorado, anualmente, em 21 de junho. Para Maxwell Vaz (SD), a prefeitura deve priorizar ações na rede pública. “As propostas são muito importantes e podem ser aplicadas nas escolas, por exemplo, com a conscientização dos jovens. Sem o respeito, não há democracia”, alertou.

Robson de Oliveira (PSDB) lembrou que a estimativa de vida da população segue em crescimento. “Faço um apelo ao prefeito para que estas propostas se concretizem, pois é preciso ter um olhar diferenciado para o idoso. Muitos acabam em um quadro de depressão quando se aposentam e os casos são cada vez maiores”, acrescentou.

Já Luiz Fernando (PTC) voltou a cobrar mais transparência do Executivo. Segundo o vereador, a prefeitura vem atrasando repasses para instituições que atuam com a terceira idade, como a Casa do Idoso.

Jornalista: Júnior Barbosa

Deixe uma resposta

Libras
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Macaé pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support