Câmara denuncia crianças fora da escola por negligência do governo

De acordo com denúncias, o transporte escolar não chega até os alunos por problemas nas estradas da Serra.

Um requerimento aprovado na sessão desta terça-feira (10) gerou grande debate na Câmara Municipal de Macaé. De autoria do vereador George Jardim (PMDB), o documento pede esclarecimentos à Secretaria de Educação sobre as providências tomadas para que as duas crianças de Cachoeiros de Macaé – impedidas de frequentarem a escola por falta de manutenção na estrada – retornem à sala de aula.
De acordo com George, ele esteve na Escola Municipal Tarcísio Paes de Figueiredo, onde confirmaram a informação. “Devido às péssimas condições das estradas na Região Serrana, veículos não conseguem chegar a algumas localidades, como Cachoeiros de Macaé.”
O presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Cultura, Marcel Silvano (PT), que também visitou o colégio, informou que uma das crianças é do primeiro ano do infantil e a outra, do segundo ano do Ensino Médio e ambas estão sem ir à escola desde o início do ano letivo, que começou no dia 5 de fevereiro. “Uma delas já está próxima de prestar exame de acesso ao ensino superior, o que pode prejudicá-la ainda mais”.
Além da Secretaria de Educação, a Comissão encaminhou a denúncia ao Ministério Público e ao Conselho Tutelar para tomarem as providências cabíveis. “A situação é tão grave que nem o Conselho Tutelar conseguiu chegar à casa das crianças”, relatou Marcel.
O autor do requerimento acrescentou que, além da estrada estar intransitável, a distância é grande para crianças irem caminhando e os pais estão desempregados. “O que estão fazendo com essas crianças é crime. Elas estão sendo impedidas de frequentar a escola não por negligência dos pais, mas por falta de responsabilidade do governo, que não faz os reparos devidos na estrada.” George ainda pediu explicações sobre como ficará a situação dessas crianças, sem aula por mais de dois meses, para não serem ainda mais prejudicadas.
Bancada governista apoia o requerimento
O ex-secretário de Educação e vereador, Guto Garcia (PMDB), informou que as máquinas já estão trabalhando na estrada. Contudo, os pedidos de esclarecimentos devem ser encaminhados à Secretaria Municipal de Obras, já que é atribuição desta a manutenção de estradas. “O transporte escolar sempre esteve à disposição para atender as crianças, mas a Secretaria de Educação não pode arrumar a estrada, pois isso compete à Secretaria de Obras.”
Guto ainda assegurou que os estudantes receberão a assistência necessária para recuperar o tempo longe das salas de aula e não perderem o ano letivo.
Os parlamentares Nilton César Pereira Moreira (PROS), o Cesinha, e Welberth Rezende (PPS) também pediram solução imediata para o caso. “Embora eu seja da bancada governista, não posso me calar diante da falta de responsabilidade dos agentes do governo. A Região Serrana não pode continuar sendo negligenciada dessa maneira”, criticou Cesinha.

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.