Câmara e Elerj promovem novo curso de capacitação para servidores

Foto:Tiago Ferreira

Parceria entre as escolas legislativas de Macaé e do Rio de Janeiro ofereceu 50 vagas

   O projeto de criar uma escola para capacitar os servidores da região virou realidade. O primeiro curso na Escola do Legislativo Carmem Garrido de Souza, instalada na antiga sede da Câmara – agora denominada Centro Cultural do Legislativo – começou na manhã desta quarta-feira (31). Em parceria com a Alerj, 50 servidores vão adquirir gratuitamente conhecimentos sobre técnicas e processos legislativos.

A abertura foi feita pelo diretor geral da Câmara de Macaé, Gabriel Peçanha, que falou dos esforços da atual gestão para colocar esse espaço em funcionamento. No dia 8 de agosto acontecerá a inauguração do Centro Cultural do Legislativo, que também contará com o Museu e uma biblioteca pública.

Para Gabriel, a falta de continuidade é um receio na política. “Por isso fizemos tudo por meio de leis e vamos deixar esse legado para a próxima gestão”. O diretor ainda justificou a ausência do presidente Eduardo Cardoso (PPS), que sofreu uma lesão no joelho e está sob cuidados médicos.

A diretora do Centro Cultural do Legislativo, Maria Ângela Magalhães Viana, informou que novos cursos estão previstos para agosto. “Logo divulgaremos a agenda e, desde já, me coloco à disposição para receber sugestões e críticas. Queremos fazer com que esse projeto dê certo e só vamos conseguir se fizermos juntos”.

Curso com vagas esgotadas

Ao todo, foram oferecidas 50 vagas para o curso de Técnica e Processo Legislativo, integralmente preenchidas antes do fim do prazo de inscrições. O professor Carlos Frederico dos Santos é assessor parlamentar e trabalha há 34 anos na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. É ele quem vai ensinar técnicas de elaboração de projetos e outras ferramentas tais como resoluções, emendas, leis complementares, medidas provisórias, leis delgadas e outras.

De acordo com o professor, o curso alia teoria com a prática e inclui momentos de trocas de experiências entre os participantes. “Nas minhas aulas, eu relato vários casos que eu vivi na atuação profissional. Eles servem de exemplo para que os participantes entendam o conteúdo. Também estou disponível para tirar dúvidas durante e após o seminário”, disse.

Segundo informações dos organizadores, devida à procura, a capacitação será oferecida novamente em outra data ainda não definida. A ideia é dar oportunidade a todos os interessados de aprender sobre as competências legislativas, iniciativas de lei, tramitação dos processos, elaboração e formatação de textos, além de normas e limites constitucionais e legais.

As aulas vão até o dia 2 de agosto. A carga horária será de 24h e os participantes receberão certificado.  Jornalista: Adriana Corrêa

Deixe uma resposta

Libras
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Macaé pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support