Câmara elegerá comissões



Os trabalhos do novo biênio do legislativo começarão amanhã com

Os trabalhos do novo biênio do legislativo começarão amanhã com a sessão ordinária, às 18h, que terá como pauta a eleição das seis comissões permanentes: Comissão de Constituição, Justiça e Redação e Garantias Fundamentais; de Finanças, Orçamento, Planejamento e Tributação; de Obras, Serviços Públicos, Meio Ambiente e Urbanismo; de Saúde, Assistência Social e de Defesa do Consumidor; de Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Energia, Ciência e Tecnologia e de Metrologia; e de Comissão de Educação, Cultura, Esporte, Lazer, Turismo e Pesca. 

As comissões se reúnem às terças-feiras – ou quando necessário aos trabalhos do legislativo, de 14 às 17h, nas Salas das Comissões. As de Constituição, Justiça e Redação e Garantias Fundamentais; e de Finanças, Orçamento, Planejamento e Tributação, que emitem parecer sobre todas as proposições, atuam todas às terças. Elas são compostas por um presidente, um relator, um titular e um suplente, que podem ser indicados pelo presidente, Eduardo Cardoso (PPS), ou pelos partidos políticos, portanto a votação será simbólica.

O atual consultor jurídico da Câmara, Flávio Geraldo Moreira, que atuou na Procuradoria da Prefeitura e na Secretaria do Interior, explica que sem a constituição das comissões, as deliberações do legislativo não seriam possíveis. “Elas estudam e debatem as proposições antes de emitirem os pareceres. Alguns temas precisam ser analisados com mais tempo. Mas na verdade, com o veto das comissões a um determinado assunto, esse não vai para pauta de votação no plenário, ao invés de atrasar, esse posicionamento agiliza o processo”, esclareceu. Ele informou ainda que as deliberações entres os membros é decidida por votação, podendo, então, haver um voto vencido.

No biênio anterior a Comissão de Constituição, Justiça e Redação e Garantias Fundamentais foi presidida por Luiz Fernando Borba Pessanha (sem partido), teve como relator, Paulo Roberto Paes de Oliveira (PSDB) e como titular, Jorge de Jesus da Silva (PRB). A de Finanças, Orçamento, Planejamento e Tributação foi presidida por Maxwell Souto Vaz (PT), teve como relator, Julio César de Barros (sem partido) e titular, Maria Helena de Siqueira Salles (PSDB).

Deixe uma resposta

Libras
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Macaé pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support