Câmara homenageia Acim pelo centenário

Centenário da associação foi comemorado na noite desta quinta (12)

A Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim) foi homenageada pela Câmara Municipal em sessão solene na noite desta quinta-feira (12). O evento foi presidido pelo vereador Welberth Rezende (PPS), autor do requerimento que propôs a solenidade. O evento foi realizado no Salão Nobre da Casa. “Agradeço à Acim pelo que representa para o município e ao presidente da Casa, Eduardo Cardoso (PPS), bem como aos demais vereadores que aprovaram a realização desta homenagem”, discursou.

O historiador Meynardo Rocha de Carvalho apresentou um levantamento histórico sobre a entidade, fundada em 13 de maio de 1916, por Orlando Farroula. Meynardo lembrou que a Acim acompanhou o desenvolvimento econômico da cidade, desde o início do século passado, com o café e a cana de açúcar, e no final da década de 70, com a chegada da Petrobras, até a crise atual, sempre influindo também na política local. “Com frequência, presidentes da associação tornavam-se vereadores ou prefeitos”.

Tanto no relato do historiador quanto em outros discursos da noite, foi exaltada a figura de Armando Borges, que atuou na entidade a partir dos anos 50 e foi o maior responsável pela construção da atual sede, mencionado como “o eterno presidente da Acim”. O atual presidente, Antonio Martius Leite Gondim, agradeceu à Câmara pela homenagem e ressaltou conquistas, como a designação de entidade de utilidade pública municipal e estadual e, ainda, a criação da Feira Brasil Offshore. “Seguiremos ampliando serviços, convênios e parcerias para o fortalecer o comércio local”.

Foram homenageadas, com a medalha “Centenário da Acim”, 25 pessoas que deram contribuição relevante para a associação. Algumas discursaram brevemente lembrando outros momentos históricos. Ao lado de personalidades representativas de diversos setores do município, os vereadores Chico Machado (PMDB) e Maxwell Vaz (SD) compuseram a mesa diretora. Guto Garcia (PMDB) também participou da solenidade.

Jornalista: Marcello Riella Benites