Câmara homenageia Acim pelo centenário



Centenário da associação foi comemorado na noite desta quinta (12)

A Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim) foi homenageada pela Câmara Municipal em sessão solene na noite desta quinta-feira (12). O evento foi presidido pelo vereador Welberth Rezende (PPS), autor do requerimento que propôs a solenidade. O evento foi realizado no Salão Nobre da Casa. “Agradeço à Acim pelo que representa para o município e ao presidente da Casa, Eduardo Cardoso (PPS), bem como aos demais vereadores que aprovaram a realização desta homenagem”, discursou.

 

O historiador Meynardo Rocha de Carvalho apresentou um levantamento histórico sobre a entidade, fundada em 13 de maio de 1916, por Orlando Farroula. Meynardo lembrou que a Acim acompanhou o desenvolvimento econômico da cidade, desde o início do século passado, com o café e a cana de açúcar, e no final da década de 70, com a chegada da Petrobras, até a crise atual, sempre influindo também na política local. “Com frequência, presidentes da associação tornavam-se vereadores ou prefeitos”.

 

Tanto no relato do historiador quanto em outros discursos da noite, foi exaltada a figura de Armando Borges, que atuou na entidade a partir dos anos 50 e foi o maior responsável pela construção da atual sede, mencionado como “o eterno presidente da Acim”. O atual presidente, Antonio Martius Leite Gondim, agradeceu à Câmara pela homenagem e ressaltou conquistas, como a designação de entidade de utilidade pública municipal e estadual e, ainda, a criação da Feira Brasil Offshore. “Seguiremos ampliando serviços, convênios e parcerias para o fortalecer o comércio local”.

 

Foram homenageadas, com a medalha “Centenário da Acim”, 25 pessoas que deram contribuição relevante para a associação. Algumas discursaram brevemente lembrando outros momentos históricos. Ao lado de personalidades representativas de diversos setores do município, os vereadores Chico Machado (PMDB) e Maxwell Vaz (SD) compuseram a mesa diretora. Guto Garcia (PMDB) também participou da solenidade.

 

 

 

Jornalista: Marcello Riella Benites

Deixe uma resposta

Libras
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Macaé pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support