Câmara inaugura Museu do Legislativo nesta quinta (30)

Sessão solene marcará abertura das exposições

Com objetivo de resgatar a história política da cidade, a Câmara de Macaé inaugura, nesta quinta-feira (30), o Palácio Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo – Museu do Legislativo, no lugar que abrigou por mais de um século os trabalhos dos vereadores. Antes da abertura das exposições, será realizada uma sessão solene, no antigo plenário, a partir das 19 horas.

Nos últimos meses, a Câmara concentrou esforços na coleta de acervo e de documentos e imagens, além da produção de um vídeo com ex-vereadores que fizeram parte de momentos históricos, como a luta pelos royalties e a instalação da Escola Técnica, hoje chamada de Instituto Federal.

“O Museu do Legislativo é fruto do empenho do vereador Maxwell Vaz (SD), que idealizou o projeto. O primeiro passo foi dado e este é o início do resgate da nossa história. Após a inauguração, o espaço ficará aberto para visitações e pesquisas”, declarou o presidente Eduardo Cardoso (PPS).

Antes de se tornar um espaço público, o prédio foi residência de importantes autoridades, ainda no século XIX. Com o passar dos anos, reformas e ampliações adequaram o local à nova realidade do município. Por um período, foi sede tanto da Câmara quanto da prefeitura e serviu de tribunal do júri da Comarca de Macaé. Neste período, serviu de locação da novela “O Bem Amado”.

O público poderá conferir, entre os documentos expostos, a réplica da ata de instauração da Câmara Municipal de Macaé e papéis contábeis com mais de 100 anos. A cadeira de engraxate do Senhor Tziu, trabalhador que por muitos anos engraxou os sapatos das principais figuras políticas da cidade, fará parte da exposição. O móvel original foi doado para fazer parte do acervo do museu.

Jornalista: Júnior Barbosa