Câmara Juvenil elege seis mulheres e seis homens para mandato 2008/2009



Chegando perto do resultado das eleições de 2005, o projeto Câmara Juv

Chegando perto do resultado das eleições de 2005, o projeto Câmara Juvenil acaba de eleger para o mandato 2008/2009, seis jovens vereadoras e seis jovens vereadores. A liderança feminina tem sido cada vez mais destacada no decorrer do projeto. A vereadora, Marilena Garcia (PT), autoroia do projeto, havia citado (durante a última sessão ordinária, quinta-feira, dia 4) a surpresa que foi, na primeira eleição, que a maioria dos eleitos fossem mulheres, pelo resultado de sete a cinco. Agora, o feito quase se repete com outro grupo. Mas desta vez, os adolescentes formarão uma bancada homogênea na gestão do Câmara Juvenil. Foram 100 candidatos, entre as doze escolas participantes; e 4 mil eleitores.

A posse dos jovens vereadores será em novembro. A data, que ainda será confirmada através de Marilena Garcia (PT), poderá ser no dia 29, com a presença do prefeito Riverton Mussi (PMDB). Durante o mandato, que dura um ano, os jovens vereadores têm direito a três sessões plenárias e diversas reuniões ao longo dos meses, em que discutem pautas e elaboram propostas de governo.

O projeto Câmara Juvenil é um Projeto de Resolução da Câmara, que conta com a Secretaria de Educação como parceira.

A maioria dos candidatos eleitos (7) cursa o 7º ano do Ensino Fundamental; em seguida, o 6º ano aparece elegendo quatro jovens, e apenas um dos eleitos está no 9º ano. “É incrível observar o talento nato para a liderança de que estes jovens desfrutam. Eles são naturais, são puros”, analisou Marilena. 

“Importantíssimo é, também, ver o potencial dessas meninas macaenses, porque no Brasil a maioria das mulheres que se elege para algum cargo político é casada com alguém poderoso ou lançada à candidatura, tendo por detrás um lobby e um jogo de poder e dinheiro muito fortes. Por outro lado, essas jovens eleitas para o Câmara Juvenil são líderes e hábeis por natureza. Macaé deve investir na liderança feminina do município”, declarou.

Segue abaixo o resultado das eleições do Projeto Câmara Juvenil 2008/2009:

Colégio Municipal do Botafogo: Donizete Chiaretti Guimarães (6º ano)
Colégio Municipal Ancyra Pimentel: Marcelo Medeiros Silva (7º ano)
Colégio Municipal Generino Luna: Mateus Neves Vasconcelos (6° ano)
Colégio Municipal  Mª Letícia : Gabriel Brivilat (7º ano)
Colégio Municipal  Mª Izabel Simão: Jocinei Bento de Souza (9º ano)
Colégio Municipal  do Sana: Luan Grativol (7º ano)  
Colégio Municipal  Ivete de Aguiar: Thailane da Silva Raposo (7º ano)
Colégio Municipal  dos Pescadores: Sthefane Santos Rocha (7º ano)
Colégio Municipal  Polivalente: Hayane de Azevedo Carvalho (6º ano)
Colégio Municipal  Engenho da Praia: Leilane Florentino Miranda (7º ano)
Colégio Municipal  Elza Ibrahim: Stephany dos Santos Mendes (6º ano)
CIEP. Maringá: Naiara Ribeiro Lobo (7º ano)

Deixe uma resposta

Libras
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Macaé pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support