Câmara Juvenil elege seis mulheres e seis homens para mandato 2008/2009

Chegando perto do resultado das eleições de 2005, o projeto Câmara Juv

Chegando perto do resultado das eleições de 2005, o projeto Câmara Juvenil acaba de eleger para o mandato 2008/2009, seis jovens vereadoras e seis jovens vereadores. A liderança feminina tem sido cada vez mais destacada no decorrer do projeto. A vereadora, Marilena Garcia (PT), autoroia do projeto, havia citado (durante a última sessão ordinária, quinta-feira, dia 4) a surpresa que foi, na primeira eleição, que a maioria dos eleitos fossem mulheres, pelo resultado de sete a cinco. Agora, o feito quase se repete com outro grupo. Mas desta vez, os adolescentes formarão uma bancada homogênea na gestão do Câmara Juvenil. Foram 100 candidatos, entre as doze escolas participantes; e 4 mil eleitores.

A posse dos jovens vereadores será em novembro. A data, que ainda será confirmada através de Marilena Garcia (PT), poderá ser no dia 29, com a presença do prefeito Riverton Mussi (PMDB). Durante o mandato, que dura um ano, os jovens vereadores têm direito a três sessões plenárias e diversas reuniões ao longo dos meses, em que discutem pautas e elaboram propostas de governo.

O projeto Câmara Juvenil é um Projeto de Resolução da Câmara, que conta com a Secretaria de Educação como parceira.

A maioria dos candidatos eleitos (7) cursa o 7º ano do Ensino Fundamental; em seguida, o 6º ano aparece elegendo quatro jovens, e apenas um dos eleitos está no 9º ano. “É incrível observar o talento nato para a liderança de que estes jovens desfrutam. Eles são naturais, são puros”, analisou Marilena.

“Importantíssimo é, também, ver o potencial dessas meninas macaenses, porque no Brasil a maioria das mulheres que se elege para algum cargo político é casada com alguém poderoso ou lançada à candidatura, tendo por detrás um lobby e um jogo de poder e dinheiro muito fortes. Por outro lado, essas jovens eleitas para o Câmara Juvenil são líderes e hábeis por natureza. Macaé deve investir na liderança feminina do município”, declarou.

Segue abaixo o resultado das eleições do Projeto Câmara Juvenil 2008/2009:

Colégio Municipal do Botafogo: Donizete Chiaretti Guimarães (6º ano)
Colégio Municipal Ancyra Pimentel: Marcelo Medeiros Silva (7º ano)
Colégio Municipal Generino Luna: Mateus Neves Vasconcelos (6° ano)
Colégio Municipal  Mª Letícia : Gabriel Brivilat (7º ano)
Colégio Municipal  Mª Izabel Simão: Jocinei Bento de Souza (9º ano)
Colégio Municipal  do Sana: Luan Grativol (7º ano)
Colégio Municipal  Ivete de Aguiar: Thailane da Silva Raposo (7º ano)
Colégio Municipal  dos Pescadores: Sthefane Santos Rocha (7º ano)
Colégio Municipal  Polivalente: Hayane de Azevedo Carvalho (6º ano)
Colégio Municipal  Engenho da Praia: Leilane Florentino Miranda (7º ano)
Colégio Municipal  Elza Ibrahim: Stephany dos Santos Mendes (6º ano)