Câmara Juvenil realiza primeira sessão do ano

Ato contou com 11 parlamentares juvenis

Votações, debates e propostas de melhorias para a cidade. A Câmara Juvenil realizou, na tarde da última quarta-feira (16), a primeira sessão ordinária do ano, seguindo os mesmos trâmites da Câmara de Macaé, mas conduzida integralmente por estudantes da rede pública de ensino que foram escolhidos como representantes dos alunos.

 

A implantação de projetos de cunho social nas unidades de ensino foi um dos temas mais abordados no encontro. Por meio de indicação da vereadora juvenil Lara Petra, foi sugerida a implantação de uma horta na Escola Municipal Doutor Cláudio Moacyr de Azevedo, sendo aprovada por unanimidade.

 

Gabriel Balman foi um dos parlamentares juvenis mais atuantes. Ele discursou durante debates acerca das unidades escolares do município. Segundo ele, “vários problemas persistem há tempos e, mesmo após reivindicações, nada é feito”. Gabriel também defendeu a colocação de pontos de ônibus, com cobertura e bancos. “Vários pontos não possuem qualquer tipo de estrutura e o passageiro fica no sol ou na chuva, sem proteção alguma”, acrescentou.

 

O projeto, que busca incentivar a participação cidadã dos estudantes, garante espaço para que eles contribuam de maneira efetiva nos debates em prol do município, além de compreenderem a importância do Legislativo. Durante as legislaturas anteriores, os vereadores juvenis conquistaram importantes avanços, como a reforma de escolas e o ordenamento do trânsito em alguns bairros.

 

As proposições aprovadas serão encaminhadas à Câmara, que analisará e poderá apresentar as iniciativas ao plenário. A Câmara Juvenil voltará a se reunir no dia 12 de abril, a partir das 16 horas, na antiga sede do Legislativo, localizada no Centro de Macaé. Já as sessões ordinárias acontecem trimestralmente. A próxima será realizada no dia 14 de maio.

 

 

 

Jornalista: Júnior Barbosa

Últimas Notícias

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.