Câmara sedia debate contra a pedofilia

Evento evidenciou que é preciso conscientizar crianças e adolescentes.

Um dia para a reflexão e o debate de ações preventivas ao abuso e exploração sexual foi realizado na noite de sexta-feira (18), na Câmara Municipal de Macaé. O evento foi solicitado pelo vereador Júlio César de Barros (PMDB), o Julinho do Aeroporto, por ocasião do Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – 18 de Maio. Ele abriu o colóquio que foi presidido pela coordenadora municipal de políticas públicas para a Infância e Juventude, Cíntia Carla Rasma.
Cíntia lamentou o que ela chamou de paralisia da sociedade no combate à pedofilia e reforçou a necessidade de trabalharmos com a prevenção desses crimes. “Nosso foco é prevenção. Apenas essa semana, realizamos um trabalho de conscientização com 400 crianças em Macaé.” Segundo ela, o próximo passo é criar uma cartilha para os pais. “Muitos precisam de informação. Outros não acreditam que isso possa acontecer com seus filhos, sobretudo vindo de alguém muito próximo.”
A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Tatiana Pires, fez um apelo para que os pais, familiares e educadores ensinem às crianças o que é abuso sexual. “São quatro casos por hora no Brasil,175 mil casos nos últimos cinco anos. As crianças precisam saber para poder identificar que estão sendo abusadas. Muitas passam anos sofrendo porque não sabem que isso é crime e que podem denunciar seus agressores.”
É consenso entre os especialistas presentes no colóquio que a denúncia é fundamental, mas melhor ainda seria prevenir, como defende a coordenadora administrativa do Conselho Tutelar de Macaé, Anete Souto. “Se há dúvida, desconfiança, denuncie! Não é necessário se identificar. Assim, um conselheiro tutelar irá até o local averiguar e o denunciante poderá ter salvo uma vida.”
Dever de toda a sociedade
A secretária municipal de Trabalho e Renda, Ana Ribeiro, frisou que o combate ao abuso e a exploração sexual é um dever de toda a sociedade. “Eu converso com as crianças que conheço e explico que ninguém pode pedir para ver ou tocar as suas partes íntimas – exceto o seu cuidador. Se acontecer, elas devem contar imediatamente para os pais, familiares ou alguém da sua confiança.”
Representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e da Guarda Municipal também participaram do debate, que contou ainda com a presença do vereador Valdemir da Silva Souza (PHS), o Val Barbeiro. Denúncias podem ser feitas ao Conselho Tutelar de Macaé pelo telefone 2762-0405 ou na Rua da Igualdade 890, Imbetiba.

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.