Câmara volta a discutir segurança pública e políticas para a juventude

Foram três os requerimentos sobre o tema aprovados na sessão desta quarta-feira (13), na Câmara de Macaé. Propostos pelo vereador Marcel Silvano (PT), eles solicitam reforço do policiamento no bairro Granja dos Cavaleiros e nos arredores do Colégio de Aplicação (CAP), além da ativação do Conselho Municipal de Juventude.
Marcel destacou que o bairro tem grande trânsito de estudantes, inclusive à noite. “O problema da violência segue crescendo, assim como os casos de assaltos nessa região. Recentemente, o Colégio Maria Letícia foi invadido e saqueado. Os moradores estão desesperados e começaram a se organizar, mas precisam do poder público para promover a segurança local”.
O petista lembrou ainda que um dos requerimentos é fruto de uma proposta de uma vereadora juvenil, estudante do CAP. Para ele, a juventude é hoje o elo fraco da sociedade, pois está esquecida. “Os principais agentes e vítimas da violência são os jovens de 18 a 29 anos. O Conselho tem o papel de incluí-los nesse debate e tentar propor soluções para o problema. Por isso cobramos a sua implantação pelo Prefeito”.
Presença do novo comandante do 32º BPM
Na mesma sessão, foi aprovado também um convite ao novo comandante do 32º Batalhão da Polícia Militar (BPM), o tenente-coronel André Henrique de Oliveira Silva, para falar em uma sessão sobre o plano de atuação na segurança da cidade. Sua vinda ao Legislativo ainda não tem data definida. A iniciativa de convidá-lo foi do vereador Robson Oliveira (PSDB), que chamou a atenção da sociedade para que todos façam a sua parte. “Não podemos ter segurança enquanto houver pessoas comprando drogas e financiando o crime organizado”.
Na mesma linha, Maxwell Vaz (SD) pediu que os cidadãos registrem os delitos nas delegacias e não comprem celulares ou outros itens roubados. Também solicitou ao Executivo que faça a sua parte, cuidando da iluminação pública e dos jovens em situação de vulnerabilidade social. “A escuridão é notória em diversos pontos da cidade, o que facilita a ação criminosa. As câmeras de monitoramento estão há mais de um ano sem funcionar e não há políticas públicas para a juventude”.
Faltam políticas para a Juventude
O vereador Marvel Maillet (Rede) frisou que não há segurança sem investimentos em políticas públicas de educação, cultura, esporte e lazer. “Os jovens precisam de oportunidades. Sem isso, é impossível ter segurança, pois vamos continuar perdendo-os para o crime”. Maxwell reforçou essa ideia pedindo a volta do programa de estágio, interrompido pela atual gestão do município.

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.