Centro Cultural do Legislativo


Em 2019, a antiga sede da Câmara Municipal de Macaé foi transformada no Centro Cultural do Legislativo. O espaço é composto do Museu do Legislativo Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo, da Biblioteca Pública Celina Mussi de Oliveira e da Escola do Legislativo Carmem Garrido de Souza.

O prédio centenário, localizado na região central, é um dos cartões postais da cidade e guarda na memória importantes capítulos da história, como a luta pelos royalties, que foi fundamental para o desenvolvimento de toda a região. Atualmente, o espaço passa por adaptações para atender melhor a população sem, contudo, perder sua preciosa arquitetura original.

Inaugurado em 2016, o Museu do Legislativo também busca proporcionar ao público atividades e eventos de cunho educativo, como: exposições permanentes e temporárias, palestras, visitas guiadas, apresentações de artes cênicas e visuais e de música, além de intervenções artísticas e eventos literários.

Além de possuir um importante acervo sobre legislação e temas governamentais, a Biblioteca Pública ainda disponibiliza obras dos mais variados autores e assuntos. O público também terá acesso a computadores conectados à internet para o auxílio nas pesquisas.

Para atender aos servidores públicos de Macaé e das cidades vizinhas, a Escola do Legislativo vem firmando parcerias importantes para oferecer diversos cursos de qualificação profissional. Em salas de aulas modernas e equipadas, serão ministrados cursos das seguintes instituições:

  • Escola de Contas e Gestão (ECG) do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ)
  • Escola do Legislativo do Rio de Janeiro (Elerj)
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Instituto de Estudos e Pesquisas do Ministério Público (IEPMP)
  • Superintendência de Museus (Secretaria Estadual de Educação)

O horário de funcionamento do Centro Cultural é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Telefone: (22) 2772-4268/2772-4885

Libras
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Macaé pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support