Centro Cultural: Exposição fotográfica resgata arquitetura da cidade

Foto:Ivana Gravina

Parte do acervo de Manoel Olive ficará disponível ao público até o final de janeiro

Antes de ser conhecida como a Capital Nacional do Petróleo e de passar por diversas fases de modernização, Macaé era uma típica cidade do interior, com belas arquiteturas e personalidades que marcaram o país. Quem não viveu essa época ou gostaria relembrar a história, o Centro Cultural do Legislativo recebe a exposição “A vida sem fotografia é uma vida sem memórias”, de Manoel Olive, até o dia 27 de janeiro de 2020.

Servidor aposentado da Câmara de Macaé, Manoel começou a fotografar há quase 50 anos. Dos registros dos familiares, ele passou a se interessar pelos dos principais pontos de referências do município, como casas de autoridades, comércios e até mesmo do Centro Cultural, antiga sede do Legislativo.

“Macaé tem uma história muito rica e repleta de detalhes. Eu já estou pensando em uma exposição específica, com material que já tenho, sobre a arquitetura do século passado. Na região central, por exemplo, imóveis centenários foram demolidos para a chegada de prédios comerciais”.

Além das fotografias autorais, o artista disponibilizou parte do acervo da família, como o raro registro do Cine Santa Isabel, inaugurado no século XIX. Apesar de não haver relatos oficiais, muitos acreditam que a princesa imperial esteve presente na abertura do espaço. Outra imagem marcante é a do Palácio dos Urubus, hoje identificado apenas com escombros e tapumes, na Rua Doutor Télio Barreto.

Funcionamento

O espaço está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O endereço é Avenida Rui Barbosa, 197, no Centro. Os telefones de contato são: (22) 2772-4268 e 2772-4885.

Jornalista: Júnior Barbosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Libras
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Macaé pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support