Centro Cultural recebe exposição de máscaras carnavalescas

Foto:Ivana Gravina

Artista apresenta construção histórica dos símbolos e cores que embalam a festa popular na antiga sede da Câmara de Macaé

  Ao longo dos séculos, as máscaras ganharam diferentes significados pelo mundo. No Brasil, a identificação com o Carnaval é quase instantânea e, com a proximidade da maior festa popular do planeta, o Centro Cultural do Legislativo recebe a exposição “Máscara e Cor”, de Isnard Drumond. A abertura oficial acontece na próxima segunda-feira (27), às 17h, e contará com apresentação do grupo Amigos do Samba, sob a regência do Mestre Ozimar.

Arquiteto de formação, Isnard foi aderecista da escola Acadêmicos da Aroeira por muito anos. Ele é entusiasta da cultura popular e apaixonado pelo carnaval de rua. Na exposição, o público poderá conferir uma linha do tempo que explica como as máscaras e as cores se cruzaram ao longo dos séculos, com textos explicativos e 30 itens confeccionados pelo artista, abrangendo diversas etnias e culturas.

“Quando minha irmã completou 50 anos, fizemos uma festa de aniversário com tema carnavalesco e os convidados receberam máscaras feitas por mim. Como elas chamaram muito a atenção, comecei a receber pedidos para confeccionar mais. Desde então, tenho buscado me aperfeiçoar nesta arte”, disse.

“Máscara e Cor” fica no Centro Cultural até o dia 28 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O espaço está localizado na Avenida Rui Barbosa, 197, no Centro. Os telefones para o agendamento de visitas guiadas são: (22) 2772-4268 e 2772-4885.

Informações sobre a exposição podem ser obtidas diretamente com Isnard pelo telefone (22) 99955-4575 ou por e-mail: isnard091269@gmail.com.


Novidades

Nesta semana, a Biblioteca Pública Celina Mussi de Oliveira, que funciona no Centro Cultural, recebeu 517 livros sobre Direito. Todo o material foi doado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé (Fafima), enriquecendo o acervo que está disponível para consultas e pesquisas durante o horário de funcionamento do local.

Jornalista: Júnior Barbosa

Deixe uma resposta

Libras
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Macaé pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support