Confira destaques da sessão desta quarta-feira (11)

Foto:Ivana Gravina

Mobilidade urbana, infraestrutura e projeto educacional em discussão

Mobilidade Urbana

Por unanimidade, foi aprovado o Projeto de Lei (PL) 135/2019, de Luciano Diniz (MDB). A iniciativa inclui as pessoas obesas entre os contemplados na legislação que transformou todos os assentos do transporte público local em preferenciais, valendo também para pontos de ônibus e terminais rodoviários.

Durante a discussão do PL, os vereadores ainda fizeram críticas ao Sistema Integrado de Transporte (SIT), empresa privada responsável pela prestação do serviço. Márcio Bittencourt (MDB) disse que diversos ônibus estão circulando com menos assentos, transportando um maior número de passageiros em pé.

Já Marcel Silvano (PT) cobrou a promessa da prefeitura, em audiência realizada no Legislativo há um ano, de que haveria uma nova licitação. “Lembro que o próprio prefeito prorrogou, por meio de decreto, o contrato com a SIT até 2025”, acrescentou.

Escola Humanitária

Com voto favorável de todos os vereadores presentes, Diniz também comemorou a aprovação do PL 022/2019, que cria o programa Escola Humanitária. Trata-se de uma iniciativa para fomentar na rede pública de ensino programas sociais e ambientais, envolvendo alunos e profissionais.

A lei também abrange ações de promoção dos Direitos Humanos, do voluntariado e da cultura. Unidades privadas podem ser convidadas a adotar o projeto.

Cobranças

Marcel ainda apresentou diversos requerimentos ao Executivo. A cobrança de uma resposta oficial sobre a não execução das emendas impositivas ao orçamento está entre os destaques. O petista também quer saber se o mesmo acontecerá neste ano.

Sobre o Vale Encantado, Marcel novamente cobrou o plano para a pavimentação de vias do bairro, já anunciado por diversas vezes pelo prefeito.

Jornalista: Júnior Barbosa