Confira destaques da sessão desta terça-feira (3)

Foto:Tiago Ferreira

Remanejamento 1

O Requerimento 500/2019, de Maxwell Vaz (SD), pede ao Executivo explicações sobre o funcionamento do programa de manutenção das ações de vigilância ambiental da Secretaria de Saúde. O serviço recebeu R$ 2,5 milhões remanejados do orçamento para outras áreas que ficaram sem esse recurso. “Queremos saber por que isso foi necessário e se foram obtidos os resultados esperados”.

Remanejamento 2

Já o 499/2019 aborda o mesmo caso por outro lado, cobrando os motivos de o programa ter sido priorizado com o remanejamento desses recursos antes previstos em investimentos na infraestrutura da cidade, especialmente, obras de urbanização do Novo Botafogo. Márcio Bittencourt (MDB), que é médico, antecipou a explicação sobre o funcionamento do programa. “Ele é muito importante para a monitoração das áreas epidemiológicas, fundamental para a prevenção de doenças”.

Centro de Convenções

Outro requerimento aprovado de Maxwell, o 477/2019, solicita à prefeitura os laudos de interdição do Centro de Convenções. “Trata-se de um local de eventos que reúnem grande público e queremos verificar os riscos e as providências tomadas”, justificou.

Audiência pública para os servidores

Aprovada na sessão desta terça-feira (3), a audiência pública para ouvir as demandas dos servidores municipais será realizada na última segunda-feira do mês (30), às 18h, no plenário da Câmara Municipal de Macaé. A proposta foi feita por Marvell Maillet (Rede) e aprovada por todos os parlamentares presentes. “Vamos fazer um apanhado das principais reivindicações e espero que o governo envie algum representante para tomar ciência dos relatos e pedir providências”, disse o autor do requerimento.

Problemas no transporte público

Mais uma vez, o transporte público foi tema de debate. Dessa vez, o requerimento aprovado foi de Robson Oliveira (PSDB), que denunciou a precária condição da frota utilizada pela empresa SIT, concessionária do transporte público na cidade. Ele pediu à Mesa Diretora que solicite o relatório detalhado de manutenção dos veículos, além de informações sobre a quantidade de ônibus em circulação em Macaé.

Passageiros sofrem com riscos e atrasos

O vereador informou ter recebido inúmeras denúncias de usuários, que se dizem obrigados a viajar em ônibus sujos e com bancos danificados, além de quebrarem frequentemente durante o trajeto. “Ontem tivemos mais relatos de ônibus enguiçado na cidade, o que provoca engarrafamentos e coloca em risco a integridade física dos profissionais da empresa e dos usuários”, alertou Robson.

Os parlamentares Maxwell Vaz (SD) e Márcio Bittencourt (MDB) apoiaram a iniciativa, reforçando os prejuízos aos cidadãos. “Vários pacientes perderam consultas no SUS ontem, por causa desse problema na Barra. A pessoa espera por várias semanas e quando chega o dia da consulta é surpreendida por essa situação”. Maxwell também lembrou que o prefeito Aluízio dos Santos Júnior (sem partido) prorrogou – por decreto e não por licitação – o contrato com a SIT até 2025.

Jornalista: Equipe de Comunicação