Confira outros destaques da sessão desta terça-feira (10)

Foto:Tiago Ferreira

Foram aprovadas proposições sobre transporte, saúde e educação

Carrinhos de bebês nos ônibus

O projeto de lei que visa adaptar o sistema público de transporte para receber pais e mães com carrinhos de bebê foi aprovado na sessão desta terça-feira (10), na Câmara Municipal de Macaé. Proposto pelo vereador Val Barbeiro (PHS), a ideia é adaptar o espaço reservado aos cadeirantes para que este possa ser utilizado também pelos pais e mães com carrinhos de bebê.

De acordo com o autor do projeto, pegar um ônibus na cidade, portando um carrinho de bebê, é uma dificuldade. “Geralmente, o carrinho fica no corredor, impedindo a passagem das outras pessoas, ou imprensado entre as cadeiras, pois os espaços são muito reduzidos”, disse Val, que pretende dar mais dignidade aos pais e mães para circularem com seus bebês.

Saúde mental de professores e alunos

Um requerimento importante, também aprovado nesta data, foi o que solicita o quantitativo de psicólogos e assistentes sociais disponíveis para atender a Secretaria Municipal de Educação (Semed). A iniciativa foi do vereador Marcel Silvano (PT), que se diz preocupado com o número de atestados médicos apresentados por educadores da rede municipal.

O parlamentar desconfia que a realidade precária de alunos e educadores pode comprometer a saúde mental dos mesmos e refletir no seu desempenho e faltas. “Quero saber qual a análise da Semed sobre essa demanda e também que nos informe o número desses profissionais para atender as unidades educacionais.”

Laboratórios terceirizados

Por fim, Marcel também apresentou um requerimento pedindo informações sobre quais são os laboratórios que prestam serviço ao município. O vereador ainda pergunta sobre os valores repassados pela prefeitura regularmente a essas empresas e se há atraso no pagamento. “As pessoas não conseguem fazer os exames, pegar os remédios, nem fazer cirurgias pelo SUS. Queremos saber o motivo e ajudá-las a garantir o direito à saúde”, disse.

Jornalista: Adriana Corrêa