Criação de Ong é anunciada no grande expediente e instituto ganha título de Utilidade Pública



A Ong Unamama – União Macaense no Combate ao Câncer de Mama – é

A Ong Unamama – União Macaense no Combate ao Câncer de Mama – é uma Organização não-governamental de Macaé, e sem fins lucrativos, que será lançada no próximo dia 20 de setembro, às 20h, no Solar dos Melos, no Centro de Macaé. A criação da organização foi anunciada publicamente durante o grande expediente da sessão ordinária da última quinta, dia 23, no plenário da Câmara Municipal de Macaé. A organização conta com o apoio da vereadora Marilena Garcia (PT), que divulgou em sessão o lançamento da entidade.

A Câmara Municipal de Macaé, através de seus vereadores, apoiou a iniciativa do surgimento de uma organização que pretende elevar a qualidade de vida das mulheres do município, através de informação, orientação e estímulo para que haja o diagnóstico precoce e, portanto, tratável da doença.

O instituto Turim Cumim, de Macaé, também passou a ser considerado de Utilidade Pública, a partir de um requerimento de autoria do vereador e presidente da Câmara, Eduardo Cardoso (PPS). A solicitação foi atendida pelo chefe do poder Executivo, o prefeito Riverton Mussi, e entrou na ordem do dia, na última semana, durante a sessão de quarta, dia 22.

Sobre a nova Ong macaense:

Há seis meses os representantes da Unamama se reúnem periodicamente para definir os planos de trabalho. A sede da organização funcionará, a princípio, dentro do espaço onde, atualmente, funciona a Conselho Municipal dos Direitos da Mulher  – Comdim – na Rua Governador Roberto Silveira, 226 – Centro em  Macaé. “Organizamos a ata, a documentação, a papelada burocrática, definimos o nome e já temos tudo registrado ‘bonitinho’. O local ainda é provisório, mas já estamos procurando um local para alugar, para termos sede e telefone próprio”, informou a presidente da Ong, Vilma Martins. A Ong Unamama é formada pela equipe que tem Vilma Martins, como presidente e Lecy Leal Navega Lima como vice-presidente; a secretária é Joselene Maria da Silva Perusi; a tesoureira, Sandra Márcia Ferreira da Silva; e as suplentes são Kátia Martins de Oliveira, Adeir Gomes Nunes e Jailda Pires Pacheco. A presidente, Vilma Martins adianta que de início a Unamama começará com a realização de palestras para o público e apresentações sobre prevenção e informação a respeito do câncer de mama. Os voluntários são bem-vindos na Ong. Eles serão capacitados para compor uma equipe multidisciplinar que trabalhará em combate ao câncer de mama no município de Macaé, visando a diminuição da evolução da doença e tentando reduzir o índice de agravantes, traumas e cirurgias, através da prevenção feita pelo diagnótico precoce. A Unama desenvolverá trabalhos para diagnosticar precocemente o câncer de mama. A Unamama é uma organização não-governamental de Macaé, formada por ex-pacientes de câncer de mama, que lutam pelos direitos das pacientes buscando apóia-las; além de capacitar voluntários interessados em trabalhar em prol desta causa.  Após a apresentação da diretoria e da organização, no Solar dos Mellos, no dia 20, quinta-feira, a Ong Unamama passa a funcionar logo na semana seguinte, no endereço provisório.

Deixe uma resposta

Libras
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Macaé pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support