Dia Mundial da Saúde: Câmara realiza atividades para os servidores

Data foi estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS)

De acordo com especialistas, a depressão é considerada o mal do século XXI. Por isso, a doença foi escolhida como tema do Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril. Durante a manhã desta quinta-feira (6), a Câmara de Macaé realizou atividades de conscientização para os servidores, além de atendimentos para aferir a pressão e testes rápidos de glicemia capilar, utilizados para diagnosticar riscos de diabetes.

 

A programação foi elaborada pelo Setor de Saúde e, no início do expediente, os servidores foram atendidos pela equipe médica. Para que o teste de glicemia apresentasse um resultado mais preciso, todos foram orientados a estar em jejum. Após, foi servido um café da manhã.

 

De acordo com a enfermeira Ana Carolina Bastos, os resultados dos testes serão monitorados pelo setor. “Quem apresentar um quadro de risco receberá encaminhamento para exames mais detalhados”, acrescentou a servidora.

 

Depressão: o mal do século XXI

 

Para falar sobre a depressão, a Câmara recebeu a visita da psicóloga Fabíola Paschoal. Ela falou sobre as principais causas da doença, além das alternativas de tratamento.

 

“É preciso estar alerta para alguns sintomas, como tristeza constante, ganho ou perda de peso em excesso e insônia. Ainda há muito preconceito em torno do tema e, em muitos casos, a pessoa procura um psicólogo ou psiquiatra quando o quadro de depressão já está grave”, disse.

 

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão é a quarta maior doença diagnosticada no mundo e, até 2030, ela poderá ser a principal. “A incidência é cada vez maior entre os jovens e, se não houver acompanhamento médico, o risco de uma tentativa de suicídio se torna eminente”, alertou Fabíola.

 

 

 

Jornalista: Júnior Barbosa

Últimas Notícias

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.