Discurso de superação marca solenidade dos 204 anos de Macaé

Foto:Tiago Ferreira

Mesa de vereadores e autoridades na sessão solene de 204 anos de Macaé

A Câmara Municipal de Macaé realizou, na noite deste sábado (29), a sessão solene em homenagem aos 204 anos de emancipação político-administrativa da cidade. Vereadores e autoridades mencionaram a atual crise econômica, que vem gerando desemprego e aumento da criminalidade. Contudo, o tom dos discursos foi de união e esperança.

Na sessão solene mais breve dos últimos anos, o presidente da Casa, Eduardo Cardoso (PPS), frisou que as homenagens não são mera formalidade. “Trata-se de pessoas que contribuíram para Macaé com o seu trabalho (título de Mérito Municipal), atuação política (título de Mérito Político) e escolheram a cidade para viver (título de Cidadania Macaense) e, por isso, já podem ser consideradas macaenses”.

Quatro vereadores saudaram os agraciados. Nilton César Pereira (Pros), o Cesinha, foi o primeiro a falar. Ele ressaltou a posição de destaque que Macaé representa para a região. Em seguida, Márcio Bittencourt (PMDB) disse estar confiante em um futuro melhor. “Nasci, cresci e tenho orgulho desta cidade. Somos um povo hospitaleiro e que recebe as pessoas de braços abertos. Com certeza, dias melhores virão”, acrescentou.

Para Maxwell Vaz (SD), o município tem potencial para superar a crise econômica. “Somos uma cidade rica em belezas naturais e inúmeras possibilidades de crescimento. Precisamos discutir projetos que garantam o futuro da nossa gente”, enfatizou. Luiz Fernando Pessanha (PT do B) encerrou o momento com otimismo. “Precisamos e devemos voltar a crescer”.

Também fizeram uso da palavra a secretária de Desenvolvimento Social, Tatiana de Oliveira Pires, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Macaé), Fabiano Paschoal, que seguiram a linha do discurso de superação diante da crise.

Ao todo, foram concedidas cerca de 50 honrarias, em placas entregues pelos vereadores, homenageando cidadãs e cidadãos que contribuem para o enfrentamento de problemas e o desenvolvimento de Macaé. Entre os agraciados estavam profissionais e lideranças atuantes na área social, de saúde, segurança, comunicação, esporte, educação e meio ambiente, entre outras.

Jornalista: Adriana Corrêa, Júnior Barbosa e Marcello Riella Benites