Dupla função nos ônibus: projeto vetado recebe nova aprovação



Projeto original sofreu alterações antes de ser reapresentado

 

Apesar dos questionamentos do líder do governo, Júlio César de Barros (PMDB), o Julinho do Aeroporto, e do presidente Eduardo Cardoso (PPS), a Câmara Municipal de Macaé aprovou unanimemente, nesta terça-feira (6), o Projeto de Lei (PL) 199/2016, que proíbe a dupla função. “Na crescente onda de desemprego, o acúmulo da função de motorista e cobrador só beneficia a empresa SIT (Sistema Integrado de Transporte)”, disse Igor Sardinha (PRB), autor do projeto.

 

Um PL similar foi aprovado em junho, mas vetado pelo prefeito e mantido o veto pelo plenário, antes desta nova proposta com alterações ser apresentada. Julinho afirmou que, segundo o Regimento Interno e o parecer dos assistentes jurídicos da Casa, um projeto rejeitado só poderia ser votado novamente no mesmo ano mediante proposta de um terço dos vereadores. “Mesmo estando a matéria juridicamente prejudicada, vou votar a favor, para não me opor a uma causa muito importante para os trabalhadores”, esclareceu ele.

 

Eduardo Cardoso chegou a considerar a possibilidade de não colocar em votação, devido à fala de Julinho, mas concluiu: “Estive presente na audiência sobre a paralisação da SIT, ouvi os motoristas e cobradores e sou sensível a essa questão”. Igor lembrou que, na mesma audiência, um motorista relatou que tinha dificuldades até no relacionamento com a família, quando chegava em casa, devido ao estresse que enfrentava pela dupla função.

 

“A pessoa acaba fazendo aquilo que não foi contratada para fazer. O motorista não foi contratado para ser cobrador”, disse Marcel Silvano (PT). “Eu soube que o grave acidente que aconteceu no Rio, em que um ônibus caiu de um viaduto, foi por causa de discussão de motorista e passageiro por causa do troco”, acrescentou Chico Machado (PDT). Também Maxwell Vaz (SD) e Amaro Luiz (PSB) discursaram favoravelmente ao projeto.

 

 

Jornalista: Marcello Riella Benites

 

 

Deixe uma resposta

Libras
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Macaé pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support