Eleições do Câmara Juvenil será 3 de outubro

As eleições dos jovens vereadores para o próximo mandato do projeto C

As eleições dos jovens vereadores para o próximo mandato do projeto Câmara Juvenil acontecerá no dia 3 de outubro, em 12 escolas da rede municipal de ensino. A campanha eleitoral teve início nesta semana. Em 11 dias, os alunos das escolas municipais elegerão seus representantes no Legislativo. O projeto Câmara Juvenil é destinado aos alunos matriculados na rede municipal de ensino, que cursam o Ensino Fundamental (de 5ª a 8ª série). A maioria dos jovens vereadores situa-se na faixa etária que vai dos 12 aos 14 anos de idade. Eles realizam três sessões plenárias ao ano e também se reúnem uma vez por mês para discutir propostas. A posse está marcada para o dia 29 de novembro, com a presença do prefeito, Riverton Mussi (PMDB). O próximo mandato vai até o fim de 2009.

O projeto Câmara Juvenil – aprovado pela Casa Legislativa de Macaé – foi criado pela vereadora, Marilena Garcia (PT), com o intuito de proporcionar, aos jovens, mais alternativas para a participação na política do município. Seria, portanto, uma espécie de projeto de resgate, pois o projeto Câmara Juvenil parte do princípio de que os jovens são, também, os responsáveis pelo futuro de Macaé. “Em um momento em que os políticos estão desacreditados, a juventude tem que nos dar esperança de dias melhores”, destacou a vereadora.

O Câmara Juvenil é um projeto feito em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. No momento, os candidatos estão em fase de apresentação de propostas, as quais são encaminhadas às representantes da Secretaria Municipal de Educação e às coordenadoras do projeto. A coordenadora do projeto, Marialva Gentil, enfatizou a importância do interesse das mulheres em se candidatar: "cada vez mais as mulheres conquistam o espaço na luta por seus direitos e espaço na sociedade. Os homens também desempenham papel fundamental: um jovem candidato prometeu, que se for eleito, lutará pela implantação de palestras nas escolas, com o objetivo de diminuir o índice de gravidez na adolescência”, lembrou.

A campanha eleitoral será realizada em 12 escolas. Nestes espaços os alunos terão a oportunidade de escolher os melhores representantes de suas respectivas escolas e da comunidade, no Legislativo.

Campanha eleitoral nas escolas

A campanha nas escolas da rede municipal de ensino, para a eleição dos estudantes que irão ocupar o cargo de jovem vereador no mandato 2008/2009, começou na última terça, dia 18.

Na Escola Municipal Maria Letícia Santos Carvalho, 11 candidatos disputam a vaga de representação da instituição de ensino. Na ocasião, os candidatos tiveram um momento para apresentar suas propostas. Dentre os principais assuntos abordados nas propostas de governo, os candidatos reivindicaram segurança, transporte e água nos bairros em que residem e, ainda, na Granja dos Cavaleiros, onde funciona a escola. Lá, de 11 alunos candidatos, seis são mulheres.

Outras escolas do município que participam da campanha eleitoral do Câmara Juvenil são: Escola do Sana, Elza Ibraim, Maria Isabel, Ancyra Pimentel, Ivete Aguiar, Botafogo, Generino, Pescadores, Engenho da Praia e Ciep Municipalizado Maringá.