Escola do Legislativo inicia o primeiro módulo de cursos

Em 2017, serão ministrados 44 cursos

O projeto para capacitar servidores do Legislativo iniciou o seu primeiro curso na tarde desta terça-feira (22). Até o final do ano, serão oferecidos seis cursos do módulo de informática, que começou com ‘Apresentações multimídias de Powerpoint’. Embora o projeto tenha sido concebido para funcionar no Museu do Legislativo, neste primeiro momento, as aulas serão ministradas na sede principal da Câmara Municipal de Macaé, na Virgem Santa.

O presidente do Legislativo, Eduardo Cardoso, esteve presente na abertura do primeiro curso e reforçou a intenção da atual gestão de capacitar e valorizar o servidor, a fim de aumentar a eficiência no serviço público. “Estamos trabalhando por uma série de avanços, que incluem servidores motivados e qualificados”.

Ao todo, serão 44 cursos ministrados até o fim de 2017. No próximo módulo, terão início os cursos específicos, como gestão estratégica; contratos públicos; orçamento; Lei de Responsabilidade Fiscal; gestão de pessoas; licitação; documentação e acervo digital; entre outros.

A arquivista Cláudia Bemfica participa do primeiro curso e diz que pretende usar os conhecimentos adquiridos para dar apoio às reuniões da sua diretoria. Ela relatou que é a primeira vez que a Câmara realiza um curso para os servidores no próprio ambiente de trabalho. “É prático porque não precisamos nos deslocar e porque não há custo para o trabalhador”, concluiu.

O cozinheiro José Carlos Pereira concorda e acrescenta a otimização do tempo como vantagem. “O conteúdo é ótimo e vai nos auxiliar a ter uma atuação mais profissional”. Os professores são profissionais graduados e pós-graduados, com experiência comprovada, sendo boa parte mestres em suas respectivas áreas de atuação.

Em janeiro, será iniciada a capacitação para parlamentares e assessores da legislatura 2017-2020. Os cursos abordarão temas como Lei Orgânica Municipal, processos e técnicas legislativas, regimento interno, processo legislativo municipal, etc. O foco é aperfeiçoar a atuação dos vereadores e suas equipes de trabalho no atendimento à população.

Jornalista: Adriana Corrêa