eSocial: Câmara sedia curso de sistema que será obrigatório em 2018

Aconteceu, nesta segunda-feira (9), o seminário “Princípios para a implantação do eSocial”, na Câmara de Macaé. Participaram mais de 80 servidores do Legislativo e Executivo da cidade, e ainda de Campos, Conceição de Macabu, Silva Jardim, Laje de Muriaé, Rio das Ostras e Cabo Frio. O curso foi oferecido em parceria com a Escola de Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj).
O eSocial é um sistema informatizado da administração pública que vai unificar o envio de dados trabalhistas, fiscais e previdenciários para o governo federal e será obrigatório a partir de julho de 2018. “O seminário é mais um importante passo que damos no sentido de aperfeiçoar os nossos funcionários e melhorar o serviço prestado ao município”, disse o presidente Eduardo Cardoso (PPS).
“Este curso também integra a programação da Escola do Legislativo macaense, que visa fazer da Câmara uma referência na região para a capacitação em gestão pública, em parceria também com instituições como UFRJ, Uerj e FGV”, acrescentou o diretor-geral Gabriel Peçanha.
O evento foi coordenado por César Gama, diretor pedagógico da Elerj, e pelo professor da Elerj e da Unigranrio, Eduardo Costa. “A unificação do envio de dados vai possibilitar maior controle, fiscalização e arrecadação. A implantação do eSocial vai exigir grande esforço dos servidores e instituições”, disse Costa. Segundo ele, 80% dos municípios do Rio de Janeiro ainda não têm um plano para implantação do eSocial.
“Eu tinha informações sobre o sistema, mas no seminário tomei ciência de maiores detalhes, que vão ajudar na elaboração da nova folha de pagamento que estamos em fase de implantação”, afirmou o servidor da secretaria de Administração de Rio das Ostas, Idelanir Machado.
Para o diretor de Contabilidade da Câmara, Aristófanis Quirino dos Santos, o aprendizado é fundamental para os servidores que coordenarão os processos nas instituições. “Estamos diante de uma grande mudança por parte do Governo Federal”, concluiu.

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.