Estudantes da rede pública visitam a Câmara de Macaé

Foto:Tiago Ferreira

Além de conhecerem o espaço, os alunos participaram de uma roda de conversa.

Na manhã desta quinta-feira (17), os estudantes do oitavo ano da Escola Municipal Olga Benário Prestes visitaram a Câmara de Macaé como parte prática do ensino de história. Além de conhecerem os espaços e como funciona o Legislativo, eles puderam tirar dúvidas sobre o papel de um parlamentar na sociedade.

A visita passou pelas áreas administrativas e também nos gabinetes, sendo encerrada com uma roda de conversa no plenário da Casa. A assessora parlamentar Stephanie Zuma e a professora Ana Lúcia Nunes conduziram o momento e também falaram sobre a Câmara Juvenil, projeto que elege estudantes da rede municipal para mandatos simbólicos.

Segundo Ana Lúcia, foi a primeira vez da maioria dos alunos no local. “Sair da sala de aula e ter uma experiência como esta agrega muito ao conhecimento. Durante o trajeto, passamos pela prefeitura e pelo fórum municipal e também conversamos sobre as diferenças entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário”, acrescentou.

Depois de conhecer a Câmara e participar dos debates, a estudante Ana Julia Ferreira decidiu participar da próxima eleição para o parlamento juvenil. “Eu já conversei com as duas vereadoras que são da minha escola e achei bem interessante. No ano que vem, vou tentar uma vaga”, disse.

Alunos do 8º ano da E. M. Olga Benário Prestes visitaram a Câmara.

A Câmara Juvenil

O programa busca incentivar a participação cidadã dos estudantes nos debates políticos de Macaé. Os vereadores juvenis são escolhidos por meio de votação nas escolas municipais e, posteriormente, são empossados para o mandato de um ano.

Além das reuniões periódicas, o parlamento juvenil realiza sessões ordinárias, trimestralmente, que incluem debates e votações. Os atos são realizados com toda a estrutura de uma sessão comum, incluindo transmissão ao vivo via internet. Já os projetos apresentados pelos estudantes podem servir como base para proposições dos vereadores da cidade.

Jornalista: Júnior Barbosa