Jovens vereadores do biênio 2008/2009 se reúnem

A primeira reunião dos vereadores juvenis eleitos para o biênio 2008/2009 aco

A primeira reunião dos vereadores juvenis eleitos para o biênio 2008/2009 aconteceu na tarde de hoje, entre 15h e 16h30, no plenário da Câmara. Dez dos 12 vereadores juvenis estiveram presentes. Eles foram eleitos através de voto secreto pelos colegas das escolas onde estudam. Doze escolas municipais participam do projeto Câmara Juvenil, que é de autoria da vereadora, Marilena Garcia(PT), e existe desde 2005. A secretaria de Educação é parceira do projeto.

Estiveram presentes, na primeira reunião, os seguintes jovens vereadores: Marcelo Medeiro, do C.M. Ancyra Gonçalves Pimentel; Donizete Chiaretti, do C.M. Botafogo; Matheus Neves, do C.M. Generino Teotônio de Luna; Mayane de Azevedo, do C.M Polivalente; Nayhara Ribeiro, do Ciep Muninipalizado Maringá; Stephany dos Santos, do C.M. Professora Elza Ibrahim; Luan Luis, do C.M do Sana; Gabriel Pinho, do C.M. Maria Letícia; Leilane Florentino, do C.M. Engenho da Praia e Thailane da Silva,

Na próxima reunião do Câmara Juvenil 2008/2009, será definida a mesa diretora. A reunião de hoje serviu para que os jovens parlamentares se conhecessem, trocassem contatos e demonstrassem interesse em exercer os cargos de direção. Para presidente, dois jovens demonstraram desejo de exercer a função: Gabriel Pinho e Mayane de Azevedo. Para ocupar a primeira secretaria, se prontificou a jovem, Sthephany dos Santos; e para a segunda secretaria, Thailane da Silva e Marcelo Medeiro.

A coordenadora, Regina Céli, mais conhecida como Regininha Moreira, explicou as atribuições de cada cargo. Marileda Bichara, representante da Secretaria de Educação no projeto, também participou da reunião. Os coordenadores e professores, representantes das escolas participantes, estiveram presentes, compondo o público do plenário.

Os jovens eleitos, que já são tidos como líderes em suas respectivas escolas, defenderam a solidariedade e a necessidade de saneamento básico, em Macaé. Em seguida, a coordenadora, Marialva Gentil, leu um texto de orientações sobre as qualidades, postura e pontos de vista necessários a um parlamentar. Ela destacou a seguinte passagem do texto: “popularidade se reconquista, credibilidade não se recupera”.

Durante a reunião, Marialva informou que o uniforme (composto de calça jeans, blusa e tênis) já estava sendo providenciado e poderia ser buscado, hoje mesmo, para uso na posse oficial, no dia 22 de novembro, às 15h, no plenário da Câmara; com a presença do prefeito, Riverton Mussi (PMDB).

A vereadora, Marilena Garcia (PT), discursou sobre a importância e as dificuldades da liderança e deu as boas-vindas aos jovens parlamentares. “Participar das sessões com vocês tem um frescor diferente das sessões oficiais da Câmara, onde cada vereador já tem papel marcado e a sinceridade nem sempre fala mais alto. Vocês são quem trazem o alento. Vivemos um momento político complicado não só em Macaé, mas em todo o Brasil”, afirmou.

A vereadora destacou a forte presença quantitativa de mulheres em eleições limpas, citando, como exemplo, as eleições do Câmara Juvenil. Para o próximo biênio, o plenário se divide igualmente entre homens (6) e mulheres (6).

No próximo dia 8, quinta-feira, às 15h, os jovens recém eleitos assistirão à última sessão do Câmara Juvenil 2006/2007, que se encerra nessa data, no plenário da Câmara.

* C.M : Colégio Municipal