Legislativo amplia parcerias para o desenvolvimento cultural da cidade

Com o objetivo de transformar o Museu do Legislativo em uma referência cultural na cidade, a Câmara Municipal de Macaé segue empenhada na busca por novas parcerias. Na manhã desta segunda-feira (18), a chefe do Sistema Estadual de Museus (SIM-RJ), Lucienne Figueiredo dos Santos, visitou as dependências do centenário prédio para conhecer a estrutura e parte do acervo do local.
O SIM-RJ representa o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em reunião com o diretor-geral da Câmara, Gabriel Peçanha, Lucienne confirmou uma parceria com o Legislativo para garantir assistência especializada ao local, além de fornecer treinamento e capacitação para o desenvolvimento de atividades que incluem desde a catalogação e o inventário de material até a adequação às normas da museologia.
“Os museus são instituições transformadoras e que colaboram para o desenvolvimento da sociedade. Fico satisfeita ao ver a iniciativa da Câmara em enquadrar o Museu do Legislativo nas diretrizes nacionais do Ibram. Pelo que tive acesso, o levantamento histórico feito está muito bem elaborado e esta etapa de planejamento é fundamental para os próximos passos”, disse Lucienne.
Além do espaço para o resgate da história do Legislativo macaense, a Câmara ainda terá uma biblioteca pública, com acervo inicial de 2 mil livros que serão cedidos pelo Governo Estadual. As primeiras unidades serão entregues já nas próximas semanas.
Reforma do prédio entra na etapa final
A reforma do histórico prédio está em fase de conclusão. Em breve, acontecerá a reabertura do local ao público. De acordo com Gabriel Peçanha, a Câmara também disponibilizará uma sala para a realização de cursos da Escola do Legislativo de Macaé, em parceria com a Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj).
“Nossa meta é oferecer um espaço com opções que possam resgatar a importância da nossa cidade, além de serviços culturais e de qualificação para servidores tanto de Macaé quanto da região”, frisou Gabriel.

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.