Legislativo comemora aumento de área de preservação no município

Foto:Ivana Gravina

Comissão de Meio Ambiente se reúne com representantes de órgãos ambientais na Câmara

Na manhã desta quarta-feira (19), a Comissão do Meio Ambiente do Legislativo realizou uma reunião pública para apresentar as mudanças que aconteceram na Reserva Biológica da União. Em Macaé, a área de preservação aumentou de 26 para 1 mil hectares. Os dados foram divulgados por representantes de órgãos ambientais e o ato foi conduzido pelo presidente da comissão, Maxwell Vaz (SD).

Com as alterações, Macaé deverá arrecadar mais com o ICMS Verde, um imposto destinado aos municípios que investem na preservação ambiental. Agora, de acordo com o chefe da Reserva Biológica da União, Whitson José da Costa Júnior, passa a ser possível duplicar a BR-101, no trecho entre Rio Dourado e Macaé.

“A ampliação é muito importante para Macaé, Casimiro de Abreu e Rio das Ostras (cidades que abrangem a área de proteção). Hoje mesmo já apresentaremos o parecer sobre a duplicação da BR-101, que inclui as diretrizes para a realização da obra e os impactos ambientais, além de todas as medidas que devem ser tomadas para o aumento da segurança das pessoas, da fauna e da flora”, anunciou Whitson.

Durante a reunião, Maxwell Vaz também abriu a participação para os representantes da Guarda Ambiental, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e do Conselho Municipal do Meio Ambiente. “São avanços importantes e que gerarão impactos positivos. Ao todo, a área de proteção mais do que triplicou e agora compreende 7,7 mil hectares”, acrescentou.

O vereador José Franco de Muros (PPS), o José Prestes, também participou da reunião. Os dois parlamentares apresentarão juntos um requerimento para que uma nova apresentação sobre o tema aconteça. A proposta será para ceder o espaço do Grande Expediente da sessão do dia 30 de agosto aos administradores da área.

A administração da Reserva Biológica é feita pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Além de centenas de espécies de aves, o local é conhecido mundialmente por ser habitat natural do mico-leão-dourado, animal que está na lista de ameaçados de extinção.

Jornalista: Júnior Barbosa

Deixe uma resposta

Libras
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Macaé pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support