Legislativo participa da abertura da Expo Macaé

Os vereadores Jorge de Jesus (PMN), Júlio César de Barros (sem partido), Lui

Os vereadores Jorge de Jesus (PMN), Júlio César de Barros (sem partido), Luiz Fernando Pessanha (sem partido), Maria Helena Salles (PSDB), Paulo Antunes (PMDB) e Paulo Paes (PSDB) participaram da abertura da 28ª edição da Exposição Agropecuária, Industrial, Comercial e Turística de Macaé, a Expo Macaé, no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha. Júlio César, que foi convidado pelo prefeito Riverton Mussi para assumir a Secretaria da Infância e da Juventude, e o vice-líder da bancada do governo na Câmara, Luiz Fernando Pessanha, ainda não se definiram por uma sigla partidária.

Júlio César desmentiu uma matéria publicada, ontem, na imprensa local, informando que ele teria se filiado ao PMDB. O vereador disse, ainda, que nem mesmo a data de seu ingresso no governo está definida. Chico Machado (PPS), que está de licença médica, se ausentará do Legislativo dia 1º de agosto para assumir a Secretaria de Agricultura. O líder da bancada do governo, Paulo Antunes se filiará ao PMDB em 17 de agosto, juntamente com o prefeito Riverton Mussi e o vereador George Jardim.

O vice-líder do governo também está com sua situação partidária indefinida. Ele disse que Riverton Mussi insistiu que ele continuasse na vice-liderança do governo. Entretanto, como alguns compromissos políticos assumidos pelo prefeito com ele ainda não foram cumpridos, o vereador aguarda um posicionamento do governo. “Irei me decidir nas primeiras semanas de setembro”, afirmou Luiz Fernando.

Ele discursou destacando que a agricultura é geradora de trabalho e renda na área rural. Luiz Fernando salientou, também, que investimentos no homem no campo evita o êxodo rural, minimizando o problema do crescimento desordenado da cidade. “Uma maior infra-estrutura é fundamental, visto que a agricultura é a segunda fonte de renda de nosso município. Precisamos continuar fortalecendo o setor rural, em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura”, disse.

Paulo Antunes também se manifestou dando ênfase à importância do incentivo governamental ao agricultor, a fim de diminuir o êxodo rural e aumentar a produção agrícola.  “É importante trazer a população ao parque de exposições para que conheça a realidade do homem do Campo. Essa prioridade, em atender o produtor rural, o governo tem dado, por meio da Secretaria do Interior, melhorando as condições de escoamento da produção agrícola, por meio de obras nas estradas e do crédito ao produtor rural, através do Macaé Facilita. Ele se disse incomodado com “quem anda em cima do muro” e disse: “Fico muito triste quando vejo uma pessoa que recebe desse governo, criticá-lo. Que aquele que critica o Governo Riverton entregue seu cargo!”

O prefeito ressaltou que o Parque de Exposições foi reformado e ampliado ano passado e que a exposição deste ano teve como objetivo reduzir seu custo, por meio de parcerias com a iniciativa privada. Em 2006, foram gastos R$ 2,5 milhões e, este ano, houve a economia de R$ 1 milhão para os cofres públicos. Ele também buscou esclarecer que os alimentos arrecadados com a troca de ingressos para os shows serão doados para todas as entidades filantrópicas do município. “Será a maior arrecadação de alimentos já feita em Macaé”, disse.

Estiveram presentes: a primeira-dama, Márcia Moraes, a secretária de Agricultura, Mariana Machado, entre outros secretários, autoridades civis e militares, representantes de associações de moradores e de instituições agrárias.

foto: Wanderley Gil