Legislativo promove prevenção do câncer de mama nesta quarta-feira (26)



Apresentação acontecerá durante o grande expediente

 

O grupo Renascer da Costa do Sol e a médica mastologista Karina Schueler participam da sessão desta quarta-feira (26) para promover a prevenção do câncer de mama, no chamado Outubro Rosa. A utilização do Grande Expediente para esse fim foi proposta pela vereadora Renata Paes (PSC) e aprovada em plenário nesta terça-feira (25), na Câmara Municipal de Macaé.

 

De acordo com a autora do requerimento, o grupo Renascer da Costa do Sol é composto por mulheres que enfrentam ou enfrentaram o câncer e oferecem apoio a outras pacientes oncológicas. “Além do relato dessas mulheres, a médica vai falar do tratamento e prevenção da doença. É muito importante que a população tenha acesso a essas informações”, destacou Renata.

 

O vereador Igor Sardinha (PRB) aproveitou a oportunidade para denunciar que a população mais pobre de Macaé não consegue ter acesso gratuito aos exames de prevenção do câncer de mama, como a mamografia, por exemplo. Ele ainda sugeriu que, na ocasião, a prefeitura enviasse um representante para responder sobre essas questões.

 

Já o parlamentar Amaro Luiz destacou a dificuldade de conseguir tratamento oncológico na rede pública municipal. “Após o diagnóstico, começa a peregrinação por Campos, Itaperuna, Rio de Janeiro…” Isso ocorre porque, segundo ele, Macaé não oferece o acompanhamento devido para o tratamento da doença. “O prefeito é médico e deveria se sensibilizar, pois sabe que o tempo é o principal adversário para quem luta contra o câncer”, disse.

 

 

Jornalista: Adriana Corrêa

Deixe uma resposta