Legislativo quer saber sobre desapropriação do Clube Ypiranga

Marvel lamentou o estado do clube onde praticou esportes.

Na sessão desta terça-feira (20), a Câmara Municipal de Macaé aprovou requerimento solicitando ao Executivo esclarecimentos sobre a desapropriação do antigo Ypiranga Futebol Clube. A proposição de Marvel Maillet (Rede) teve apoio unânime dos vereadores e gerou debate devido ao valor histórico da construção.
Marvel falou de sua vivência com a agremiação. “Ali eu joguei muito vôlei e futsal. É triste ver que o prédio está caindo aos pedaços”. O presidente, Eduardo Cardoso (PPS), concordou. “No Ypiranga, a juventude macaense praticou esportes, dançou, se divertiu. Lá foram detidos presos políticos no regime militar. É lamentável que demos pouca importância à nossa história deixando acontecer essa degradação”.
Outro a discursar sobre a matéria foi Luciano Diniz (PMDB). “Entre muitos fatos importantes lá ocorridos, o caso dos presos políticos foi documentado no primeiro livro da Câmara, ‘Relatório Comissão da Verdade Macaé’, publicado em 2016”. Segundo ele, o clube tem sócios com mais de 70 anos que esperam ver o prédio passar para a administração pública.
Júlio César de Barros, o Julinho do Aeroporto (PMDB), disse que o requerimento chega em boa hora, mencionando o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), que defende direitos autorais de artistas. “O processo parou porque os donos tinham grande dívida com o Ecad, que logo cobrou ao saber que seriam feitos depósitos para o clube”.
Maxwell Vaz (SD) comentou que um valor inicial chegou a ser pago pela prefeitura. “Além dessa parte administrativa, a estrutura do prédio está muito comprometida. O governo deveria elaborar um relatório para sabermos o que deve ser feito na recuperação”.

Últimas Notícias

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.