Legislativo realiza primeira audiência pública para discutir o Plano Diretor

Segunda audiência acontecerá nesta quinta-feira (3)

Cumprindo determinação da lei, a Câmara de Macaé iniciou, na noite desta terça-feira (1), a primeira de uma série de audiências públicas para debater o Plano Diretor da cidade, que deverá sofrer alterações neste ano, seguindo cronograma estabelecido pelo governo. O ato foi conduzido pelo vereador Luciano Diniz (PT), que esteve ao lado de representantes do Executivo. Durante três horas, os técnicos apresentaram as propostas para “Habitação” e “Gestão Democrática”.

O Plano Diretor é obrigatório para cidades com mais de 20 mil habitantes ou que estejam localizadas em regiões metropolitanas, além de desenvolverem atividades de impactos econômicos e ambiental e serem consideradas de interesse turístico. “Macaé se encaixa nos três primeiros quesitos. Agora, estamos concentrados na revisão do material, que surgiu depois de diversos encontros, envolvendo governo, esta Casa e a sociedade”, enfatizou o gerente do Plano Diretor, Glauro Franco.

“Este é um dos momentos mais sérios para a sociedade. Nossa principal meta é entregar um Plano Diretor consistente e que sirva de diretriz para os próximos 10 anos. Temos a real noção deste desafio”, acrescentou a secretária Adjunta de Gestão Estratégica, Gisele Muniz Moreira dos Santos.

Um dos principais temas abordados foi a fomentação de programas sociais de habitação. “Hoje, 30% dos moradores da cidade vivem em áreas de interesse social. O desafio é construir uma cidade mais igualitária e com menos segregação habitacional”, acrescentou a secretária de Habitação, Alessandra Aguiar.

O desenvolvimento de programas de acessibilidade também foi discutido pelos presentes durante os debates sobre a gestão municipal. “É muito importante ver que o Plano Diretor está sendo discutido e revisado por todos. Todas as pautas discutidas serão registradas em Ata Oficial e esperamos contribuir para esse importante instrumento de participação popular”, disse Luciano Diniz.

O tema do segundo encontro será “Meio Ambiente e Saneamento” e a condução será do vereador George Jardim (PMDB). Para o encontro, agendado para esta quinta-feira (3), às 18 horas, já há propostas de alteração encaminhadas para os textos”, finalizou Luciano Diniz.

Nova audiência será realizada em Córrego do Ouro

Para facilitar a participação dos moradores da Região Serrana, uma sétima audiência será realizada. O encontro será conduzido pela vereadora Renata Paes (PV), no dia 22, a partir das 18 horas, no Colégio Pedro Adame, em Córrego do Ouro.

Jornalista: Júnior Barbosa