Legislativo realiza primeira audiência pública para discutir o Plano Diretor



Segunda audiência acontecerá nesta quinta-feira (3)

Cumprindo determinação da lei, a Câmara de Macaé iniciou, na noite desta terça-feira (1), a primeira de uma série de audiências públicas para debater o Plano Diretor da cidade, que deverá sofrer alterações neste ano, seguindo cronograma estabelecido pelo governo. O ato foi conduzido pelo vereador Luciano Diniz (PT), que esteve ao lado de representantes do Executivo. Durante três horas, os técnicos apresentaram as propostas para “Habitação” e “Gestão Democrática”.

 

O Plano Diretor é obrigatório para cidades com mais de 20 mil habitantes ou que estejam localizadas em regiões metropolitanas, além de desenvolverem atividades de impactos econômicos e ambiental e serem consideradas de interesse turístico. “Macaé se encaixa nos três primeiros quesitos. Agora, estamos concentrados na revisão do material, que surgiu depois de diversos encontros, envolvendo governo, esta Casa e a sociedade”, enfatizou o gerente do Plano Diretor, Glauro Franco.

 

“Este é um dos momentos mais sérios para a sociedade. Nossa principal meta é entregar um Plano Diretor consistente e que sirva de diretriz para os próximos 10 anos. Temos a real noção deste desafio”, acrescentou a secretária Adjunta de Gestão Estratégica, Gisele Muniz Moreira dos Santos.

 

Um dos principais temas abordados foi a fomentação de programas sociais de habitação. “Hoje, 30% dos moradores da cidade vivem em áreas de interesse social. O desafio é construir uma cidade mais igualitária e com menos segregação habitacional”, acrescentou a secretária de Habitação, Alessandra Aguiar.

 

O desenvolvimento de programas de acessibilidade também foi discutido pelos presentes durante os debates sobre a gestão municipal. “É muito importante ver que o Plano Diretor está sendo discutido e revisado por todos. Todas as pautas discutidas serão registradas em Ata Oficial e esperamos contribuir para esse importante instrumento de participação popular”, disse Luciano Diniz.

 

 

O tema do segundo encontro será “Meio Ambiente e Saneamento” e a condução será do vereador George Jardim (PMDB). Para o encontro, agendado para esta quinta-feira (3), às 18 horas, já há propostas de alteração encaminhadas para os textos”, finalizou Luciano Diniz.

 

 

Nova audiência será realizada em Córrego do Ouro

 

 

Para facilitar a participação dos moradores da Região Serrana, uma sétima audiência será realizada. O encontro será conduzido pela vereadora Renata Paes (PV), no dia 22, a partir das 18 horas, no Colégio Pedro Adame, em Córrego do Ouro.

 

 

 

Jornalista: Júnior Barbosa

Deixe uma resposta

Libras
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Macaé pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support