Legislativo solicita relatório sobre terminais de ônibus

Vereadores também discutem aumentar transmissão das sessões

A Câmara Municipal de Macaé vai solicitar ao Executivo o “relatório contendo prazos para intervenções necessárias de reforma dos terminais rodoviários” da cidade. A decisão ocorreu nesta terça-feira (7), com a aprovação de um requerimento de Igor Sardinha (PRB). “Na verdade, estou reapresentando essa proposição por causa de situações perigosas, por exemplo, água escorrendo perto de instalações elétricas”, afirmou o vereador.

 

Marcel Silvano (PT) comentou a “situação calamitosa” na qual se encontra, em sua opinião, o terminal Cehab. “Devemos incluir, no novo processo licitatório para o transporte coletivo da cidade, que a operadora se responsabilize pela manutenção dos terminais”. Ele lembrou que outros vereadores já haviam apresentado propostas para resolver o problema.

 

Maxwell Vaz (SD) disse que já tinha proposto requerimento semelhante ao de Igor e acrescentou: “É um absurdo haver nesses locais apenas um ou dois sanitários para a enorme população que passa, diariamente, pelos terminais”. Paulo Antunes (PMDB) informou que já há processos de licitação em andamento para a manutenção dos terminais. “Eu apoio a ideia de Marcel, mas tenho dúvidas se, responsabilizando a empresa pela manutenção, não estaremos fazendo aumentar o preço da passagem”.

 

Transmissão das sessões pela internet

 

Os vereadores também aprovaram outro requerimento de Igor que solicita a reapresentação das sessões da Câmara, na internet, sempre às 18h do dia em que são realizadas. O líder da oposição reforçou que já fizeram o mesmo pedido anteriormente.

 

 Marcel apoiou a proposição e sugeriu, ainda, que as gravações ficassem disponíveis no site da Casa permanentemente. De acordo com o petista, a retransmissão das sessões havia sido proposta em 2013 para contemplar parlamentares que consideravam ser o horário da noite mais favorável que o da manhã à participação popular.

 

Dívidas da prefeitura e conservação do VLT

 

Durante a Ordem do Dia, outras proposições de Igor foram reapresentadas e aprovadas. Um requerimento será enviado à prefeitura solicitando “relatório contendo todos os reconhecimentos de dívida não quitados, pagamentos e repasses financeiros em atraso” por parte da administração. Outro solicitará o calendário dos testes de movimentação das composições do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Segundo ele, tidos pela empresa construtora “como fundamentais para a conservação dos equipamentos”.

 

 

Jornalista: Marcello Riella Benites

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.