Medalha Lacerda Agostinho será entregue nesta quarta

Nesta quarta-feira acontece a entrega da primeira Medalha de Mérito Lacerda Agostinho, que será concedida, pela Câmara, às empresas socialmente responsáveis que atuam no município. A premiação acontece às 19h, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho.

A premiação da Medalha de Mérito Lacerda Agostinho será dividida em quatro categorias: pequena, micro, média e grande empresa.  O período de inscrição das empresas encerrou em setembro. A concessão da medalha Lacerda Agostinho será anual.

A criação da medalha partiu de uma iniciativa da vereadora Marilena Garcia (PT), e como projeto de resolução da Câmara foi aprovado recentemente: ainda no ano de 2007, pelos parlamentares da Câmara, durante sessão ordinária, realizada no primeiro semestre. O Projeto de Resolução que cria a premiação é o de número 1844/2006.

A primeira “Medalha Lacerda Agostinho – Empresa Socialmente Responsável” irá homenagear as instituições que prestigiem programas de responsabilidade social, dentre suas metas de trabalhos. De tal modo que os representantes da Câmara acreditam ser esta uma forma de as empresas colaborarem para o desenvolvimento pleno do setor social, em Macaé.

“O projeto visa estimular, também, o compromisso assumido, pelas indústrias e firmas, diante da sociedade, em relação à geração de empregos, ao pagamento de salários dignos, à arrecadação correta de carga tributária e ao aumento da qualidade de vida de seus funcionários”, relatou a vereadora Marilena Garcia. Foram 22 empresas pré-selecionadas, que atenderam os requisitos necessários para se concorrer ao prêmio.

Entre os critérios analisados estão: a instalação mínima de dois anos em Macaé, estar em dia com as obrigações fiscais e tributárias e possuir idoneidade dos sócios. Além de se considerar a promoção de todo fator que tenha agregado benefícios aos cidadãos, como geração de empregos, pagamento de salários dignos, devida arrecadação de tributos, melhoria da qualidade de vida e quaisquer outros projetos de responsabilidade social que são aplicados e contribuem para o desenvolvimento da cidadania e para a otimização da gestão empresarial.

Durante o evento, haverá uma exposição do projeto Mosaico, da Petrobrás, contando com a participação de artesãs de vários municípios da região. A estatal receberá uma homenagem pelo mérito de ser “incentivadora da responsabilidade social”.